Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros vai propor pensão por morte e aposentadoria por invalidez para vítimas da doença
Jefferson Rudy/ Agência Senado
Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros vai propor pensão por morte e aposentadoria por invalidez para vítimas da doença

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta quarta-feira (6) que vai propor a criação de uma pensão especial para os órfãos da Covid-19 e a inclusão da doença entre os motivos que, após perícia, permitem a aposentadoria por invalidez. Renan, no entanto, não deu maiores detalhes da proposta, como quem terá direito ao benefício.

"Vamos responsabilizar também o Estado. Vamos criar, dentro da responsabilidade fiscal, uma pensão para os órfãos, uma pensão especial, e vamos incluir a Covid entre as doenças que permitem a perícia para aposentadoria por invalidez", disse ele.

Leia Também

O relator também afirmou que o número de pessoas responsabilizadas pela comissão pode chegar a 50. Na terça-feira, ele já tinha dito que seriam mais de 30 responsabilizados. Os nomes vão ser encaminhados para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e outras unidades do Ministério Público Federal (MPF), que poderão tomar as providências que acharem necessárias.

"Evidentemente não temos um número fechado, mas com certeza vamos passar de 40, podendo chegar a 50, mas não há essa definição", disse o senador, acrescentando: "Pode chegar. Ainda estamos estudando. Não há uma quantidade definida, mas há um esforço muito grande para que a gente possa atender a todas essas expectativas que existem quanto à conclusão dos trabalhos da CPI".

Leia Também

Renan Calheiros também atualizou a lista de investigados, que agora tem 36 nomes. O senador incluiu mais quatro pessoas: os empresários Marcos Tolentino, Danilo Tento e Otávio Fakhoury, e o blogueiro Allan dos Santos. Sobre, Allan, Renan afirmou:

"Ele está sendo investigado pela questão das "fake news" e no enfrentamento da pandemia em relação a "fake news". Ele já está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal e a partir de agora será levado à condição de investigado".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!