De Shakira a Paulo Guedes; confira personalidades que mantêm conta no exterior

Pandora Papers, projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), revelou celebridades e políticos que mantêm conta no exterior e empresas offshore. Confira →

Paulo Guedes possui offshore milionária em paraíso fiscal

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é dono da offshore Dreadnoughts International, nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal situado no Caribe. Ele abriu o negócio em setembro de 2014 às vésperas da eleição vencida por Dilma Rousseff (PT). Apesar de não ser ilegal, pode configurar conflito de interesses.

Edu Andrade/ ME

Shakira

A cantora colombiana aparece na lista com três negócios registrados nas Ilhas Virgens Britânicas. As empresas são a Light Productions Limited, a Light Tours Limited e a Titania Management Inc. Todas abertas em abril de 2019. A equipe da artista negou qualquer irregularidade: "Questão puramente operacional e comercial".

Reprodução/Instagram %40shakira

Rei Abdullah II, da Jordânia

Foram encontradas no nome do monarca três mansões à beira-mar em Malibu (Califórnia) compradas por meio de três empresas offshore por US$ 68 milhões nos anos seguintes à Primavera Árabe, quando os jordanianos encheram as ruas em protesto contra o desemprego e a corrupção.

Reprodução/ cvc

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Além de Paulo Guedes, outra autoridade envolvida no caso Pandora Papers é o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Nos documentos a que o ICIJ teve acesso, ele consta como dono da Cor Assets S.A., uma offshore localizada no Panamá, outro paraíso fiscal.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A situação de Campos Neto, entretanto, é um pouco diferente

Isso porque ele criou sua offshore em 2004, com capital de 1,09 milhão de dólares - o valor equivalia a 3,3 milhões de reais na época e, hoje, vale 5,8 milhões na moeda brasileira -, mas encerrou a empresa no ano passado, com aprovação dos acionistas em 12 de agosto e registro da ata dois meses depois.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Andrej Babis, primero ministro tcheco

O PM checo, eleito na onda populista, comprou uma mansão avaliada em 22 milhões de dólares por meio de uma empresa offshore. Ele vende-se como "homem do povo" e até plagiou o slogan do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump: "Vamos fazer o povo checo grande de novos".

Reprodução/Twitter

Guillermo Lasso, presidente de Equador

Lasso é um empresário conservador e ex-diretor do Banco de Guayaquil, um dos maiores do país. O agora presidente conta como dono de 14 empresas financeiras opacas nos Estados Unidos e no Panamá, como agora revelam os Pandora Papers. Atualmente, 10 das 14 empresas estão inativas

O Antagonista

Veja o que pode acontecer com Paulo Guedes!

MARCOS CORRÊA/ PR