MEI tem direito a auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria
iStock
MEI tem direito a auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria

O Microempreendedor Individual (MEI) é um dos regimes empresariais que mais crescem no Brasil atualmente. Criado justamente para regularizar a situação de muitos empreendedores brasileiros, que antes eram considerados trabalhadores informais, o MEI também garante direitos trabalhistas, como auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria. 

Quais são os benefícios do MEI?

Para ter direito aos benefícios previdenciários do INSS garantidos ao MEI, é necessário pagar mensalmente o Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual (DAS-MEI). Nesse caso, o empreendedor paga 5% do valor de um salário mínimo - R$ 1.100 em 2021 - para a Previdência Social.

Aposentadoria

A idade mínima para se aposentar sendo MEI é de 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens. Para isso, é necessário ter contruíbido em no mínimo 15 anos.

Quem deseja se aposentar antes do previsto terá que complementar a contribuição mensal em mais 15% do salário mínimo - totalizando a alíquota de 20%. Caso queira uma aposentadoria maior que um salário mínimo, será preciso aumentar o valor também.

O MEI também tem direito à aposentadoria por invalidez. Basta ter contribuído por pelo menos um ano com a Previdência.

Leia Também

Auxílio-doença

O auxílio doença é concedido para os contribuintes que se encontram temporariamente incapazes de exercer a sua atividade profissional. O microempreendedor individual pode contar com o benefício no valor de um salário mínimo. Para isso, é necessário ter contribuído por pelo menos um ano e se submeter a todo o procedimento usual, como a perícia médica.

Auxílio-maternidade

O auxílio maternidade é concedido para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de gestação, adoção, guarda judicial ou aborto.  Neste caso, é preciso ter efetuado, pelo menos, 10 contribuições para requerer o benefício, que terá 120 dias de duração. 

Auxílio-reclusão

O auxílio-reclusão é um benefício recebido pelos familiares do MEI caso o trabalhador seja preso. É necessário ter contribuído com a Previdência Social por no mínimo dois anos.

Pensão por morte

Caso o MEI esteja com as contribuições em dia, a família terá direito à pensão em caso de morte. A duração do benefício pode variar:

  • Duração de quatro meses: caso o óbito ocorra sem que o segurado tenha contribuído durante 18 meses com a Previdência ou caso o casamento/união estável tenha menos de dois anos na data da morte;
  • Duração variável: caso o MEI tenha feito mais de 18 contribuições, a duração máxima da pensão pode variar de acordo com a sua idade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!