O Brasil caminha para a irresponsabilidade? Especialista debate na live de hoje
Julia Braga, professora de economia da UFF, é a entrevistada do Brasil Econômico ao Vivo desta quinta (16)
Precatórios fora do teto de gastos, aumento do Bolsa Família, perda de arrecadação
com a reforma do Imposto de Renda, entre outros, preocupam cada vez mais os especialistas sobre o saneamento fiscal do país. Estaria o Brasil trilhando o caminho da irresponsabilidade?
O Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira (16) vai receber Julia Braga, professora da Faculdade de Economia da UFF (Universidade Federal Fluminense), para tirar dúvidas da audiência sobre as contas públicas brasileiras. A live começa às 17h no canal do YouTube do iG , pela página oficial do portal no Facebook ou pelo LinkedIn . Você pode mandar suas dúvidas pelo economia@igcorp.com.br .
A convidada
Julia de Medeiros Braga é Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF e participa do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da UFF. Trabalhou como Assessora Econômica no Ministério do Planejamento, foi Pesquisadora Visitante no IPEA e no Levy Economics Institute of Bard College (NY).
Acendeu o alerta
O ministro da Economia Paulo Guedes disse ontem (16) em entrevista à rádio Jovem Pan que acha "muito bom" acabar com o teto de gastos . O "Posto Ipiranga" do mercado causou espanto com a declaração, já que um dos pilares da sua administração, pelo menos no discurso, é o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
"Vamos acabar com o teto então. Eu acho muito bom. Uma geração política que tiver a coragem de assumir os orçamentos públicos não precisa de teto", disse.
A fala vem na esteira da elaboração de um Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) que, segundo cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV), deve deixar R$ 72 bilhões fora do teto, o que abriria precedente para desancorar a política fiscal.
A solução encontrada pelo ministério da Economia é tentar tirar o gasto com precatórios, atualmente em R$ 89,1 bilhões, do teto de gastos.
Em paralelo, a pasta busca no Congresso a aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que parcela as dívidas judiciais da União, mas a medida esbarra no Judiciário. Seria o caso, portanto, de rever a política fiscal?
Lives do Brasil Econômico
Semanalmente, a redação do Brasil Econômico entrevista algum especialista para aprofundar um tema relevante do noticiário econômico. Sempre às quintas-feiras, as transmissões começam às 17h pela página do Facebook e pelo canal do iG no Youtube.