Entenda como "custo Bolsonaro" atrasa recuperação econômica

Senado, Bolsa e privatizações sofrem como falas do presidente da República.

Escalada autoritária

O presidente Jair Bolsonaro vem apostando em discursos autoritários que questionam o sistema eleitoral e a autoridade de ministros do Supremo Tribunal Federal. A estratégia política já tem reflexos econômicos. Confira →

Sophia Bernardes

Bolsa de Valores

O Ibovespa fechou o dia ontem em queda acentuada de mais de 3,7%. Foi o maior tombo desde 8 de março, quando foram anuladas as condenações do ex-presidente Lula. Além disso, a B3 já vem em viés de queda, quando teve em julho o pior mês desde fevereiro, e agosto também fechou no vermelho.

Fernanda Capelli

Privatizações

Com o Congresso de olho na crise dos Poderes, tanto as futuras privatizações, como a dos Correiros, por exemplo, ficam em segundo plano. Já as que já passaram pela Câmara, como a da Eletrobras, esbarram em outro problema: o Senado

Fernanda Capelli

Senado

Temendo ataques de manifestantes bolsonaristas acampados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o Senado suspendeu os trabalhos nesta semana, atrasando ainda mais a agenda de privatizações e, principalmente, a votação da reforma do Imposto de Renda.

reprodução/tv senado

Oposição

Como se não bastasse, projetos que precisam de diálogo com a oposição, como a PEC dos precatórios e a reforma administrativa ficam mais distantes, já que novos partidos de expressão no Congresso anunciaram oposição ao presidente após o 7 de setembro.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

O que estava ruim, piorou!

Caminhoneiros paralisam rodovias em 15 estados. Em 2018, não foi boa coisa pra economia, relembre!

JORNAL O TEMPO