Seguro de carro
iStock
Seguro de carro

As novas regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para seguros de automóveis começam a valer nesta quarta-feira. E o que todo mundo quer saber é: vão ficar mais baratos?

Na prática, as mudanças se refletem em mais liberdade às seguradoras para o lançamento de apólices customizadas, com diferentes combinações de coberturas e combos para atender à necessidade do consumidor, que devem resultar em preços mais baixos.

O processo de desregulamentação do mercado do seguro começou em 2019 com vista a ampliar o mercado do setor. De lá pra cá, entre as novas modalidades oferecidas há casos em que a diferença de preço em relação a um seguro convencional ultrapassa a casa dos 40%.

As regras que passam a valer agora vão permitir, por exemplo, que o dono de um veículo opte por uma cobertura para acidentes, como colisões e incêndios, e deixe de fora indenização por furto e roubo. Também será possível optar pela indenização de valor parcial do carro. Tudo isso se refletirá direto no preço, saindo mais barato para o consumidor.

Outra novidade, será a possibilidade de vinculação do seguro ao condutor. Até aqui o seguro sempre foi vinculado ao carro. Com essa inovação, todos os veículos dirigidos pelo condutor segurado tem garantia ativa.

Esse tipo de seguro, dizem especialistas, pode ter um efeito no custo de locação de carros. Isto porque, no valor do aluguel está embutido o valor do seguro. Esse tipo de apólice pode ser vantajosa para motoristas de aplicativos que costumam alugar veículos para trabalhar.

Entre os novos produtos que começaram a ser oferecidos no mercado a partir da desregulamentação, como o seguro intermitente — em que o cliente pode “ligar e desligar” coberturas e assistências quando quiser — e o por quilômetro rodado — em que há um cobrança variável pelo uso do veículo — há redução no valor que chega a 44% do que seria cobrado numa apólice convencional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!