PIB cai e Brasil não decola; entenda os motivos que atrasam a "retomada em V"

A economia brasileira teve variação negativa de 0,1% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o primeiro trimestre do ano. O resultado indica estabilidade, segundo os dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, sobre o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país). O desempenho veio abaixo da expectativa do mercado. Segundo a mediana das projeções de analistas ouvidos pela Reuters, era esperado alta de 0,2%.

Tá tudo caro! Inflação segue no radar

O IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,89% em agosto, maior taxa para o mês desde 2002. O resultado foi puxado pelo preço da energia, do gás e da gasolina. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Em 12 meses, o índice acumula alta de 9,30%, bem acima do teto da meta, o que eleva a pressão sobre o Banco Central para ajustes na Selic, a taxa básica de juros, hoje em 5,25% ao ano.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

O que nos leva a outro problema: os juros!

A alta da Selic atrasa a retomada econômica, desaquece o mercado e encarece empréstimos. Além disso, o crédito fica mais salgado e prejudica a tomada de recursos para o consumo das famílias e investimento das empresas. A tendência é que o Banco Central eleva ainda mais a taxa para manter a economia nos eixos.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

"Custo Bolsonaro"

Economia e política andam lado a lado. Dólar a R$ 5,40 e gasolina nas alturas são algumas das consequências do atrito entre os poderes da República. O mercado fica tensionado com possibilidades de rupturas institucionais e a retirada de dinheiro estrangeiro da Bolsa de Valores bate recorde.

Edu Andrade/ME

Imprevisibilidade

Reformas atrasadas, PEC do precatórios sem direção, Lei de Diretrizes Orçamentárias sem ajuste fiscal significativo, e possibilidades de estouro do teto de gastos demonstram que a preocupação principal do governo não é a austeridade fiscal. Economia estuda aumento do Bolsa Família, mas não sabe de onde virão os recurso.

Fernanda Capelli

Pra piorar: a chuva

O acionamento das termelétricas, diante do baixo nível dos reservatórios, já resulta em aumento do custos de energia para a produção em todo o setor industrial. Na agricultura, o clima adverso já reduz a produtividade e deve provocar nova alta no preço dos alimentos ao consumidor, que já lida com uma inflação nos preços dos alimentos e de outros itens como energia e combustíveis. Diante disso, o resultado tem sido revisões do PIB para baixo. Há três semanas o mercado tem recuado nas projeções para o indicador, segundo o Boletim Focus.

Fernanda Capelli

Desemprego

A crise no mercado de trabalho começa a dar pequenos sinais de recuperação no pós-pandemia. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, divulgada nesta terça-feira, mostram que a taxa de desemprego ficou em 14,1% no trimestre encerrado em junho. Isso significa que cerca de 14,4 milhões de pessoas estavam em busca de uma oportunidade no segundo trimestre do ano.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Desemprego não deve melhorar tão cedo...

Estudo aponta que a taxa deve permanecer elevada em 2022!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil