Com o avanço da digitalização, empresas facilitam obtenção de crédito nos bancos e reduzem burocracia da compra de imóveis
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Com o avanço da digitalização, empresas facilitam obtenção de crédito nos bancos e reduzem burocracia da compra de imóveis

A tecnologia está chegando ao financiamento imobiliário. Com o avanço da digitalização, impulsionado pela pandemia, fintechs que ajudam o consumidor a obter crédito nos bancos e a reduzir a burocracia da compra da casa própria ganham terreno no país.

Dados da Associação Brasileira das Fintechs (ABFintech) mostram que já existem 60 dessas empresas que oferecem crédito imobiliário, representando 13% de todas as fintechs brasileiras.

Além de agilizar um processo que pode levar meses, essas empresas buscam as melhores taxas de juros no mercado. Tudo é resolvido pelo site, com assinatura e certificados digitais. A análise de crédito do cliente é feita com algoritmos, o que permite liberar recursos em dias, e não meses, dizem as fintechs consultadas.

— Obter crédito imobiliário diretamente nos bancos ainda é um processo demorado. Levei quase um ano para ter a aprovação num banco público. As fintechs conseguem ser competitivas, com análises de crédito mais ágeis. Com a chegada do open banking  e o compartilhamento de dados de usuários, esse processo ganha ainda mais impulso, e a oferta de crédito deverá aumentar — diz Renan Shaefer, diretor executivo da ABFintechs.

Você viu?

Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostram que os financiamentos imobiliários para a compra de moradias para pessoas físicas, com recursos da poupança, totalizaram R$ 79,7 bilhões no primeiro semestre de 2021, alta de 133% sobre igual período de 2020.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!