O segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)
que pediu o auxílio por incapacidade temporária, ou auxílio-doença
, e não teve a resposta na hora
precisa ficar atento. O correto é a informação ser dada prontamente, caso contrário, podem haver erros
no seu cadastro.
De acordo com o INSS, de janeiro a junho deste ano, 650.477 trabalhadores estiveram nesta situação. Para resolver, é necessário fazer o acerto pós-perícia .
O acerto pode ser realizado virtualmente. Para solicitar o serviço, o trabalhador que estiver sem resposta sobre o seu benefício deve ligar, no dia seguinte à perícia, para o 135. Após esse passo, deve enviar os documentos pendentes pelo aplicativo Meu INSS .
O prazo de resposta do INSS é de 45 dias para conceder ou negar o auxílio-doença.
Principais documentos
- RG, CPF e comprovante de residência
- Carteira de trabalho
- DUT (Declaração de Último Dia Trabalhado)
- Guias e carnês do INSS para os contribuintes individuais
- Provas da atividade rural
Veja aqui o passo a passo para enviar a documentação.