Na pandemia, sai de cena o salto agulha e entra no lugar o alívio para os pés. O visual do home office deu novo fôlego para os sapatos da Crocs , o modelo de borracha mais famoso pelo conforto do que pela elegância. O fabricante entrou com quatro processos de violação de marca em vários tribunais americanos contra 20 empresas com a alegação de que copiaram o produto.
Em um dos processos, que foi aberto na Corte Distrital do Colorado contra Walmart, Hobby Lobby e a fabricante de sapatos e bolsas Loeffler Randal, a empresa alega que o Walmart está vendendo cópias baratas de seu modelo de US$ 50 sob uma variedade de nomes, como "George" e "Time and Tru".
Cópia não é mais só de sapato de luxo
No mesmo processo, ela cita tamancos de espuma brancos para mulheres vendidos pela Hobby Lobby por US$ 12 como outra tentativa de copiar seu produto. As empresas que estão sendo processadas não comentaram o assunto.
No processo, a Crocs afirma que a cópia pode causar confusão e induzir o consumidor a erro e que, portanto, isso infringe a marca registrada da Crocs.
Se no passado, o debate sobre propriedade intelectual e cópia de produtos era mais restrito a marcas de luxo, como os solados vermelhos de um Louboutin, a pandemia mudou esse cenário. Antes, o consumidor chegou a torcer o nariz para os modelos da Crocs, mas nos últimos anos eles caíram no gosto popular.
Cheirinho de frango frito
Com mais gente trabalhando em casa, o conforto passou a ocupar o topo da lista de prioridades. Em 2020, a Crocs teve seu melhor ano de vendas.
O alívio para os pés agora também busca ser fashion. A empresa fechou parcerias com celebridades e marcas conhecidas, impossíveis de resistir para a Geração Z e os millennials.
Estas colaborações incluem o cantor Justin Bieber e a rede de fast-food KFC, na qual os sapatos podem vir com um enfeite que parece e cheira como o frango frito da marca.