App quer fazer frente ao iFood, Rappi e Uber Eats
undefined
App quer fazer frente ao iFood, Rappi e Uber Eats

A criação de uma plataforma de integração de serviços de delivery pelas redes de restaurantes Pizza Hut, Rei do Mate, Outback e Giraffas foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) . A decisão foi publicada nesta quinta-feira (15) no Diario Oficial da União .

As companhias haviam pedido autorização ao órgão que fiscaliza a concorrência no país para a criação do negócio de forma preventiva, no final do ano passado, para evitar eventuais problemas concorrenciais no futuro.

A plataforma será chamada de Quiq. O objetivo da joint venture é 'enfrentar' a concorrência dos aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e Uber Eats , que já dominam o mercado de delivery. No documento enviado ao Cade, as empresas argumentaram que uma nova empresa aumentaria a concorrência no setor.

A Quiq será uma ferramenta que vai permitir aos restaurantes organizar em uma só base todos os pedidos de delivery ou retirada no local (o chamado take away) dos restaurantes participantes, reduzindo custos e facilitando a digitalização.

Conforme noticiou a coluna Capital, do jornal O Globo , em junho, a plataforma só deverá chegar ao mercado no final do ano. Segundo a coluna, a plataforma foi desenvolvida pela 4all, empresa de soluções digitais fundada por José Renato Hopf (ex-Getnet) e Ricardo Galho.

A ferramenta permite integrar não apenas os originadores de pedidos, mas também sistemas das indústrias, de operadores logístico e ERPs (Sistemas Integrados de Gestão).

Você viu?

Uma das principais demandas dos restaurantes que a plataforma tenta resolver é sobre o acesso aos dados dos clientes, que hoje ficam com os aplicativos, sem que os restaurantes conheçam a sua clientela.

No total, a joint venture da Quiq envolve a 4all e mais oito empresas: Outback, Giraffas, Rei do Mate, Cia Tradicional do Comércio (dona de Braz Pizzaria, Pirajá e Lanchonete da Cidade, Ici), Grupo Halipar (Montana Grill e Jinjin), BFFC (Pizza Hut, KFC, Bob’s e Yoggi), Axiolong Uruguay (Logistica).

As operações físicas das empresas continuam separadas e não sofrerão mudanças. Procuradas, as empresas não comentaram a decisão. A Quiq também não se pronunciou.

A rede de pizzarias Domino's também estava incluída entre as empresas, mas na semana passada anunciou a fusão de suas operações com a rede de fast food Burguer King.

Para Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza e especialista em varejo, a empreitada dos restaurantes tem potencial de crescimento e poderá trazer redução de custos, eficiência logistica e gerar benefícios para o consumidor.

"A plataforma conseguiu reunir concorrentes para criar uma alternativa ao delivery, com benefícios para o consumidor.E essa integração de negócios pode ser considerada parte de um movimento maior, de compartilhar para viabilizar e crescer", avalia o consultor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!