Bacen prepara série sobre Real Digital para julho
Lorena Amaro
Bacen prepara série sobre Real Digital para julho

Com o objetivo de debater junto à sociedade as diretrizes gerais do real digital , o Banco Central (Bacen) irá promover uma série de webinars a partir de julho . De acordo com o Bacen, a iniciativa é parte dos trabalhos para a futura emissão de uma moeda digital nacional .

A série chamada “O Real Digital” será realizada entre os meses de julho e novembro. Entre outros assuntos, serão discutidos possíveis casos de uso que possam se beneficiar da emissão de uma moeda digital de banco central, ou CBDC. Além disso, o Bacen pretende explorar as tecnologias mais adequadas para a implementação do real digital.

Conforme informou o Bacen, a série será composta por sete encontros virtuais que ocorrerão ao longo do segundo semestre:

“Em cada encontro um tópico de grande relevância para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e a sociedade em geral.”

Programação da série “O Real Digital”

De acordo com o cronograma, o primeiro evento está marcado para 29 de julho e ocorrerá das 11h às 23h30. Neste webinar de abertura, chamado “Potenciais do Real em formato digital”, será apresentada uma visão global sobre CBDCs .

Os palestrantes também abordarão, em uma mesa redonda, os pontos de interesse geral sobre a emissão do real digital.

Participarão deste webinar o professor do MIT, Robert Townsend, o professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Eduardo Diniz, e o Country Manager da R3, Keiji Sakai.

Em agosto, ocorrerá o segundo webinar que tratará do tema: Cidadania, Segurança de dados, sigilo e rastreabilidade.

Na ocasião, será discutida a melhor forma de implementação que garanta os direitos à privacidade e à segurança de dados.

Você viu?

Em setembro, haverá dois webinars. O primeira irá debater as operações offline da moeda digital brasileira. Já o segundo evento vai abordar os contratos inteligentes, Internet das Coisas e dinheiro programável.

No mês seguinte, a emissão e a movimentação da CBDC serão os temas centrais das discussões. Mais precisamente, os palestrantes vão apresentar as estratégias de criação, distribuição, custódia e destruição do real digital.

Por fim, no mês de novembro, também serão realizados dois encontros virtuais. Um deles vai debater os requisitos e estratégias necessárias ao desenvolvimento de um real digital que permita sua integração a sistemas de pagamento internacionais.

Já no último encontro, as alternativas tecnológicas e os modelos existentes serão a pauta principal. O webinar vai avaliar a interoperabilidade do real digital com sistemas existentes e a segurança e resiliência a ataques cibernéticos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários