Aplicativo Meu INSS
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Aplicativo Meu INSS

A prova de vida do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) voltou a ser obrigatória no mês passado. Sendo assim, beneficiários do INSS que não fizeram fé de vida em maio ou junho de 2020 devem realizar o procedimento até o final de julho deste ano.

É possível realizar a comprovação na agência bancário onde o pagamento é efetuado. Para alguns segurados, a fé de vida pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS.

O que precisa ter em mãos: 

  • Documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH
  • Cartão utilizado para sacar os pagamentos.

Quem tinha prova de vida com vencimento em março ou abril de 2020 e não fez a renovação até junho deste ano, já perdeu o prazo. Mas, mesmo com atraso, ainda poderá realizar a comprovação. Isso porque o benefício ó é cancelado seis meses após o fim do período.

Nova lei

O Senado aprovou nesta quarta-feira (30) projeto que dá poder a médicos e outras autoridades para que possam oferecer prova de vida a beneficiários do INSS. O objetivo do projeto é evitar que estas pessoas idosas, principalmente de cidades do interior, gastem seus já parcos recursos em deslocamentos na procura de bancos "que os atendem quase sempre de má vontade" na prova de vida, segundo o autor do PL 385/2021, senador Jorginho Mello (PL-SC).

Você viu?

O Projeto de Lei 385/2021 ainda precisará ser discutido e votado na Câmara. Clique  aqui e saiba mais.





    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários