País cria 280,6 mil vagas com carteira assinada em maio, segundo Caged
shutterstock
País cria 280,6 mil vagas com carteira assinada em maio, segundo Caged

O Brasil registrou um saldo positivo de 280.666 vagas de emprego com carteira assinada no mês de maio .

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ) e foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia.

Este é o primeiro mês sob efeitos da reedição do programa de manutenção do emprego e renda (BEm), que permite a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salários, com um período subsequente de estabilidade no emprego.

Você viu?

A iniciativa voltou a vigorar em 27 de abril e, desde então, foram firmados 2.664.161 acordos de redução de jornada ou suspensão de contrato de trabalho em todo o país até o dia 26 de junho. Essa medida afetou 2.338.284 trabalhadores, de acordo com dados do governo.

Caged X Pnad

O resultado do Caged segue contrastando com o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE. Os dados, divulgados na quarta-feira, apontam que a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,7% no trimestre encerrado em abril, mantendo o maior nível da série histórica iniciada em 2012. O número de desempregados chegou a 14,8 milhões.

A Pnad considera vagas formais e informais, e apresenta dados trimestrais. Já as informações do Caged refletem números mensais apenas de empregos formais.

Enquanto a pesquisa do IBGE investiga todos os tipos de ocupação, nos mercados formal e informal, além de empresários e funcionários públicos, o Caged só considera aqueles que trabalham com carteira de trabalho assinada.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários