Os deputados federais, Kim Kataguiri (DEM-SP) e Elias Vaz (PSB-GO), protocolaram um pedido de impeachment do ministro da Economia Paulo Guedes
. A solicitação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) que deverá dar prosseguimento no processo.
A informação foi publicada por Kataguiri em suas redes sociais. Na justificativa, o deputado disse que Guedes feriu o artigo 13 inciso 3 da Lei nº 1.079/50 ao não comparecer em convocação feita pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara .
O ministro foi convocado pela comissão para dar explicações sobre os gastos previdenciários, mas não compareceu em nenhuma das três vezes em que foi chamado. Nesta quarta-feira (30), Paulo Guedes participou do julgamento das contas da União referentes ao ano de 2020 no Tribunal de Contas da União (TCU).
A solicitação, enviada nesta quarta-feira, ainda será distribuída para a relatoria dos ministros da Corte.
A Comissão de Finanças convocou Paulo Guedes para dar explicações sobre redução proposital da estimativa de gasto com a previdência dos militares em R$ 45,5 bilhões. As suspeitas foram divulgadas após análise do TCU.
O texto enviado à época ao TCU desconsiderava os reajustes nos salários dos militares, que impactarão as contas futuras durante a aposentadoria. Além disso, ignorou benefícios e bonificações dos integrantes das Forças Armadas.
O Ministério da Economia ainda não se pronunciou sobre o pedido dos parlamentares. A reportagem tentou contato com os gabinetes dos deputados Kim Kataguiri e Elias Vaz, mas não obteve sucesso.