Receita Federal libera consulta a restituição do Imposto de Renda
Fernanda Capelli
Receita Federal libera consulta a restituição do Imposto de Renda

A Receita abre, a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do IR 2021 . A Receita Federal abriu a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2021. O crédito bancário será feito para 4.222 986 contribuintes no dia 30 de junho no valor total de R$ 6 bilhões.

O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020.

Caso sua restituição não esteja neste lote, o contribuinte pode consultar também em que estágio está a declaração - processada, em análise, na fila. Clique  aqui e veja como consultar.

Do total a ser pago, R$ 2,327 bilhões serão creditados para os contribuintes que têm prioridade legal, como os idosos acima de 80 anos ou com alguma deficiência física ou mental.

Foram contemplados ainda 2.906.310 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 21/03/2021.

Você viu?

Neste ano, o pagamento da restituição será feito em cinco lotes. O primeiro foi pago no dia 31 de maio. Os demais serão creditados sempre nos últimos dias de cada mês até setembro. Veja abaixo o calendário das restituições.

  • 1º lote: 31 de maio (já pago);
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos - Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!