Entregador do Rappi
Luciano Rocha
Entregador do Rappi


O Procon-SP registrou um aumento de 186% nas reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de apps de delivery de comida. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 249 atendimentos contra as empresas Ifood , Rappi e Uber Eats . No mesmo período do ano passado foram 87.

O IFood teve 44 reclamações em 2020 e 80 em 2021, um aumento de 81%. No Rappi, foram 29 casos ano passado e 105 neste ano, 262% de aumento; Já o Uber Eats teve 14 em 2020 contra 64 em 2021, com alta de 357%.

De acordo com as reclamações, os consumidores são cobrados em valores indevidos pelo entregador do app e só percebem o golpe após o dinheiro ser debitado. Apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.

"Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor", afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

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A soma dos valores registrados até junho deste ano já é de quase 500 mil reais - mais de R$ 200 mil do IFood, R$ 200 mil do Rappi e quase R$ 80 mil do Uber Eats.

Há relatos de consumidores que receberam uma máquina de cartão de crédito para fazer o pagamento cujo visor estava quebrado. Outros foram informados pelo entregador que deveriam pagar um valor a mais ("valor da entrega", "taxa de serviço").

Há também casos em que os consumidores receberam uma ligação do restaurante informando sobre a cobrança de uma "taxa de entrega" e pedindo os dados do cartão ou quando o entregador liga dizendo ter sofrido um acidente.

O consumidor deve ficar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida:

  • Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados
  • Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
  • Não passar os seus dados por telefone;
  • Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;
  • Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida;
  • Em caso de problema registre reclamação no site do Procon-SP.

"O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online, evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado. E lembrar que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra. Qualquer ocorrência diferente deve ser comunicada à empresa", avisa o diretor.

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