Paulo Guedes
Juliana Nascimento
Paulo Guedes

O ministro da economia, Paulo Guedes , afirmou nesta quarta-feira que a extensão de mais três meses do auxílio emergencial,  e anúncio deve ser feito pelo presidente Jair Bolsonaro ainda nesta semana.

"Renovamos os programas bem sucedidos. Renovamos o BEm (programa de manutenção do emprego), renovamos o auxílio emergencial. Isso vai até agora, 31 de julho. O presidente deve anunciar, talvez ainda nesta semana, mais três meses de auxílio emergencial. Da mesma forma, vamos anunciar o BIP e o BIQ", declarou Guedes em reunião com industriais.

Os programas bônus de inclusão produtiva e bônus de incentivo à qualificação (BIP e BIQ) são ações que a equipe econômica vai lançar para fomentar o emprego dos jovens.

A expectativa de Guedes é de geração de 2 milhoes de vagas para jovens de 18 a 28 anos, com o governo pagando parte de uma bolsa, a ser complementada pelas empresas, também responsáveis pelo treinamento desses jovens.

Você viu?

O ministro também comentou sobre a alta da inflação, que definiu como um choque temporário ocasionado pela subida dos preços de alimentos e de energia. Ele ressaltou a aprovação da autonomia do Banco Central como um ponto relevante para evitar que esses impactos setoriais contaminem a economia.

"Nossa inflação deu um salto exatamente por comida e energia. Energia porque estão vindo com bandeiras novas, para evitar o racionamento lá na frente, está havendo uma racionalização do uso agora, e isso é um choque (para inflação)", disse.

O ministro ainda disse esperar que o Supremo Tribunal Federal ratifique a decisão do Congresso e mantenha a autonomia do Banco Cetral, que terá papel fundamental para impedir que o aumento transitório de preços vire permanente.

Critérios para receber o benefício

Pelas novas regras, o auxílio emergencial 2021 somente será transferido para as famílias com renda total de até três salários mínimos ao mês, desde que a renda por pessoa seja menor do que meio salário mínimo. As novas parcelas, de início, somente serão pagas para quem recebeu os pagamentos do ano passado.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!