Prova de vida digital
inss
Prova de vida digital


O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ( Idec ) notificou o Instituto Nacional de Segurança Social ( INSS ) e o Conselho Nacional de Previdência Social ( CNPS ) devido a fraudes e abusos recorrentes no sistema de empréstimos e consignados. 

A chamada da última quinta-feira (17) dá o prazo de dez dias para o INSS disponibilizar mais informações ao beneficiário lesado. 

O Idec pede o aprimoramento de informações disponíveis no aplicativo Meu INSS e a melhora nos mecanismos de acesso e solução às reclamações, em especial, pelo canal 135.


O órgão destaca que é de competência das instituições financeiras coordenar o crédito consignado O ofício também chama atenção para a ausência de mecanismos de prevenção de golpe .

Segundo o Instituto, as reclamações sobre empréstimos a aposentados e pensionistas do INSS tiveram alta de 126% na pandemia. As queixas envolvem empréstimos não autorizados, cobrança por produtos que não foram contratados, descontos indevidos na folha de pagamento, entre outros.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários