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O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ( Idec ) notificou o Instituto Nacional de Segurança Social ( INSS ) e o Conselho Nacional de Previdência Social ( CNPS ) devido a fraudes e abusos recorrentes no sistema de empréstimos e consignados.
A chamada da última quinta-feira (17) dá o prazo de dez dias para o INSS disponibilizar mais informações ao beneficiário lesado.
O Idec pede o aprimoramento de informações disponíveis no aplicativo Meu INSS e a melhora nos mecanismos de acesso e solução às reclamações, em especial, pelo canal 135.
O órgão destaca que é de competência das instituições financeiras coordenar o crédito consignado O ofício também chama atenção para a ausência de mecanismos de prevenção de golpe .
Segundo o Instituto, as reclamações sobre empréstimos a aposentados e pensionistas do INSS tiveram alta de 126% na pandemia. As queixas envolvem empréstimos não autorizados, cobrança por produtos que não foram contratados, descontos indevidos na folha de pagamento, entre outros.