Prévia do PIB divulgada nesta segunda-feira
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Prévia do PIB divulgada nesta segunda-feira

Depois de registrar um crescimento acima das expectativas no primeiro trimestre deste ano, a atividade econômica continuou em alta em abril . De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira, a economia expandiu 0,44% no mês ante março.

O índice refletiu as altas de 1,8% no varejo e 0,7% nos serviços, estimuladas pela flexibilização do isolamento e pelo pagamento do auxílio emergencial. Esse movimento foi suficiente para compensar a queda de 1,3% na produção industrial.

As expectativas de crescimento para o ano vem melhorando ao longo das semanas, principalmente depois que o IBGE divulgou a alta de 1,2% no PIB no primeiro trimestre.

De acordo com o relatório Focus, que reúne as expectativas de mercado, o país deve crescer 4,85% em 2021. Há um mês, a alta esperada era de 3,45%.

Você viu?

Até abril, o IBC-Br aponta uma alta de 4,77% na atividade econômica na comparação com o mesmo período de 2020. Em janeiro, a alta foi de 0,61%, seguida de crescimento de 1,65% em fevereiro, queda de 1,61% em março e a nova alta de 0,44% em abril.

O IBC-Br é considerado uma espécie de prévia do PIB por calcular o índice de atividade econômica, mas usa metodologia diferente do IBGE, responsável pelo número oficial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!