A especialista em administração e burocracia estatal foi a entrevistada do Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira (10)
Brasil Econômico
A especialista em administração e burocracia estatal foi a entrevistada do Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira (10)


A entrevistada do Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira (10), Alketa Peci, afirmou que a proposta de reforma administrativa que circula no Congresso Nacional é pouco específica e, nas palavras dela, “uma colcha de retalhos”. Na live, a professora de administração pública da Fundação Getúlio Vargas explicou os principais erros e acertos do documento enviado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“A reforma administrativa é um processo contínuo. A única forma de melhorar o serviço público é com um trabalho ao longo do tempo. Em alguns momentos históricos, é conveniente para os governos tornarem esta pauta uma pauta política. Documentos muito abrangentes de reforma tendem a falhar a curto prazo. Não há registro de nenhuma proposta que tenha sido aprovada na sua íntegra”, diz.


Alketa também aponta as incertezas quanto ao retorno fiscal e econômico da reforma.

“O governo apresentou números jogados no ar e nenhum documento que justificasse os ganhos decorrentes da reforma por que não se tem um diagnóstico das carreiras mais valorizadas que sofreram o impacto da reforma”.

Ela crê que é possível avançar na eficiência da burocracia do Estado e do gasto com a máquina pública com a legislação já existente mediante, é claro, algumas atualizações.

“Porque algumas carreiras conseguem aumentos salariais a despeito das crises econômicas? Quando entendemos os porquês destes fenômenos a despeito da legislação, percebemos que não é com uma reforma administrativa imposta de cima para baixo que se resolvem esses problemas estruturais”, destaca.  

A especialista ainda indica que cargos corporativistas  e com muito poder de negociação a seu favor, como políticos, juízes e agentes da segurança do alto escalão, vão continuar tendo benefícios porque eles negociam diretamente com o Congresso.


Lives do Brasil Econômico


Semanalmente, a redação do Brasil Econômico entrevista algum especialista para aprofundar um tema relevante do noticiário econômico. Sempre às quintas-feiras, as transmissões começam às 17h pela  página do Facebook e pelo  canal do iG no Youtube.

Nesta edição, o programa foi apresentado pelo repórter do portal iG João Vitor Revedilho e pelo estagiário do iG Economia, Guilherme Naldis.

Alketa Peci é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Comércio Internacional pelo Instituto de Estudos da Gestão e Direção de Empresas da Itália. Também é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Tirana e  pesquisa a burocracia do Estado e sua restauração.

Na entrevista, ela também abordou os cargos privilegiados, a corrupção no funcionalismo públicos e os desdobramentos da proposta de reforma administrativa atual.


Veja!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!