Veja quais as condições para pedir aposentadoria especial

O iG reúne condições e cuidados que se devem tomar antes de solicitar o benefício ao INSS, Tempo mínimo de serviço e comprovação de risco em emprego são alguns dos documentos necessários para comprovação..

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O empregado deve ter em mãos o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). A solicitação do documento deve ser feita a empresa em que trabalha, que fornecerá informações sobre os riscos trabalhistas. Para trabalhadores autônomos, é necessário a impressão do Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

shutterstock

USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NÃO SIGNIFICA RISCO

Os trabalhadores que possuem cargos com necessidade do uso de EPI devem ficar atentos, pois nem sempre poderá ser enquadrado na aposentadoria especial. No caso de ruídos acima de 85dB, o empregado terá direito ao benefício. No entanto, profissões que utilizam produtos químicos e biológicos é necessária a comprovação que o uso do equipamento elimina os riscos.

Suelma Tanaka/HC Unicamp

FAZER O CÁLCULO DO TEMPO DE SERVIÇO

De acordo com o INSS, são necessários 25 anos trabalhados em profissões insalubres para ter direito à aposentadoria especial. O cálculo pode ser feito pelo site www.tempodeservico.com.br.

Agência Brasil

TEMPO DE SERVIÇO MÍNIMO

Quem ainda não completou 25 anos de trabalho, mas quer pedir a aposentadoria especial, pode calcular o período trabalhado e acrescentar 20% para mulheres e 40% para homens. Confira as profissões que possuem direito à aposentadoria especial

Divulgação

LIVE DO BRASIL ECONÔMICO

Se você possui outras dúvidas sobre aposentadoria especial, é possível acompanhar a live do Brasil Econômico com o especialista em previdência, Hilário Bocchi Júnior. Na entrevista, Bocchi Jr, tirou outras dúvidas sobre reforma previdenciária e as competências do INSS.

Martha Imenes