Renato Cardoso pede entrega de doações em cesto no púlpito do Templo de Salamão, da Igreja Universal
Reprodução/Youtube
Renato Cardoso pede entrega de doações em cesto no púlpito do Templo de Salamão, da Igreja Universal



O bispo da Igreja Universal Renato Cardoso , genro de Edir Macedo , aparece em vídeo publicado em março no YouTube pedindo constribuições dos fiéis para cobrir os custos da igreja. Na ocasião, ele citou que a instituição foi afetada pela diminuição de pessoas nos cultos, causada pelas restrições impostas para conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Cardoso, que comanda a Universal no Brasil chega a pedir a doação do  auxílio emergencial recebido pelos fiéis. As informações são da Folha de S. Paulo.

"Vocês preferem o auxílio emergencial ou o auxílio providencial?", questionou ele, estimulando a doação do benefício concedido pelo governo federal . No vídeo, o bispo ainda afirma que não será possível devolver as ofertas, mas promete que elas se multiplicarão assim como na passagem bíblica em que Jesus multiplica pães e peixes.

"Aqui, dentro desse cesto [colocado no centro do púlpito do Templo de Salomão, sede da Universal, em São Paulo] está a sua palavra. A sua palavra não mudou. O que o Senhor fez no passado, faz hoje, e multiplica para todos aqueles que confiarem em ti [sic]. Eu quero ouvir testemunhos, meu Pai, nesta semana ainda, de pessoas que colocaram no cesto o seu pão e peixe, a sua oferta, o seu desafio de fé, e o Senhor multiplicou", disse.

Durante a pregação, Cardoso ainda critica as medidas de restrição impostas pelos governos estaduais para conter a pandemia de Covid-19 . Ele também diz que a igreja não recebe ajuda do governo e, por isso, as doações do fiéis são importantes.

Ajuda financeira às igrejas

A Folha lembra que o governo federal promoveu medidas para ajudar financeiramente as entidades religiosas. Na votação do Orçamento , o governo concordou em perdoar dívidas tributárias que totalizaram R$ 1 bilhão.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que teria que vetar o benefício, porque poderia sofrer impeachment por desrespeitar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele pediu, porém, que o Congresso derrubasse o veto, o que de fato aconteceu.

A proposta que beneficiou igrejas foi de autoria do deputado David Soares (DEM-SP), filho do pastor RR Soares , fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus - uma das devedoras. O dinheiro poderia ter reforçado os caixas da União: após tantos gastos, o arrocho orçamentário foi um dos motivos para a redução do auxílio emergencial este ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!