Restituição será divida em cinco fases
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Restituição será divida em cinco fases

Contribuintes que pagaram mais impostos que deveriam ao longo de 2020 têm direito, por meio da declaração do Imposto de Renda 2021 , de receber uma restituição . Os valores serão pagos em cinco lotes, a partir de 31 de maio, diretamente na conta indicada. Antes que o depósito se perca no meio dos gastos do dia a dia, é preciso entender sua situação financeira para definir o uso mais inteligente desse dinheiro extra.

A analista de investimentos da Suno Research, Gabriela Mosmann, diz que é preciso ter cautela e não fazer nenhum gasto contando com a verba futura. Caso a Receita Federal encontre alguma inconsistência nas informações prestadas, pode levar o indivíduo à malha fina e travar o recebimento da restituição.

"O ideal é só usar os recursos assim que eles estiverem disponíveis para evitar despesas desnecessárias ou compras por impulso. Como utilizar a restituição vai depender da realidade de cada um. Mas, aproveitar esse dinheiro extra para organizar as finanças é uma decisão certeira", comenta Gabriela.

O professor de economia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Oswaldo Mello, concorda. Ele aconselha  quitar as dívidas em aberto , principalmente com cartão de crédito e cheque especial por causa das altas taxas de juros cobradas.

"Os juros do cheque especial e do cartão de crédito médios no Brasil são respectivamente: 6,55%a.m e 11,93%a.m, segundo o Banco Central. Portanto quem tiver valor a restituir e pensar de forma racional deverá liquidar imediatamente seus débitos nestas linhas, livrando-se assim do dissabor destas taxas exorbitantes", afirma.

A quem está com as contas em dia, o professor sugere guardar a quantia como  reserva de emergência para imprevistos futuros . Mello argumenta que o momento econômico, com PIB de apenas 3,14% projetado para 2021 e uma recorrente pressão inflacionária, requer cautela.

Baratear o financiamento

Para quem tem imóvel financiado é vantajoso usar o dinheiro da restituição para fazer uma amortização, ou seja, pagar uma parte do saldo devedor. Assim, o mutuário pode reduzir de forma considerável tanto o valor do financiamento, quanto o prazo de pagamento.

É possível escolher entre duas opções: reduzir o valor das prestações e manter o prazo de financiamento ou reduzir o prazo que falta no financiamento, mantendo os valores das parcelas a serem pagas. Do ponto de vista financeiro, essa última alternativa e mais interessante porque tem impacto nos juros cobrados e, consequentemente, reduz o saldo total devedor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!