Automação pode substituir ocupações de 53.600 servidores federais; entenda

Estudo mostra tendência ao desaparecimento de atividades

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo
53.600 servidores federais podem ser substituídos por máquinas

Um estudo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mostra que 53.600 servidores federais podem ter suas atividades substituídas por máquinas a apartir de 2030 . Este número reflete a quantidade de ocupações que podem sofrer com o processo de automação pelos avanços da tecnologia.

A metodologia usada para obter o resultado levou em consideração o número de 520 mil servidores . Os pesquisadores realizaram o cruzamento de dados a partir da expectativa de aposentadoria. O estudo também mostro que em 2040, o número de trabalhadores aptos à aposentadoria corresponde a 68 mil e esta quantidade pode ser ultrapassada, chegando à marca de 90 mil, em 2050.

“O mundo do trabalho está mudando. E esse é o primeiro estudo que confirma a tendência de automação no setor público federal. A boa notícia é que agora temos o mapa dessas ocupações e o impacto que isso terá até 2050. Os resultados da pesquisa auxiliarão gestores a se prepararem para o futuro de forma mais eficiente. E o futuro caminha para ser mais analítico e menos mecânico”, disse Diogo Costa, presidente da Enap, ao Poder 360.

Das ocupações em risco, destacam-se os assistentes administrativos, datilógrafos, entre outros, que, somados, chegam a quase 105 mil servidores em 96 ocupações . Já as que menos serão impactadas têm relação com as áreas da saúde, economia, ciências sociais, entre outras, uma vez que, independentemente do avanço tecnológico, dependem de análises.