Bolsonaro tem 5 dias para entregar papéis secretos do Tratoraço, determina TCU

Medida estabelece prestação de gastos com emendas do “orçamento secreto”

Foto: Redação 1Bilhão Educação Financeira
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido)


O Tribunal de Contas da União ( TCU ) exigiu, nesta quinta-feira (27), que o Palácio do Planalto e o Ministério da Economia entreguem, num prazo “improrrogável” de cinco dias úteis, cópias dos documentos ainda ocultos do orçamento paralelo.

A decisão do ministro Walton Alencar Rodrigues, relator das contas de 2020 da Presidência da República, é para averiguar o esquema montado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no final do ano passado, para garantir sustentação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A internet apelidou o escândalo de " tratoraço ", ou " bolsolão ".


A exigência requer a entrega de ofícios de deputados e senadores até agora mantidos em sigilo. Os documentos formalizaram o direcionamento de bilhões de recursos de emendas de relator-geral do orçamento (chamadas RP 9) a redutos eleitorais.

Trata-se de uma representação da Secretaria de Macroavaliação Governamental (Semag) do tribunal, que investiga “possíveis irregularidades” baseadas em informações reveladas na série de reportagens do Estado de S. Paulo sobre o orçamento secreto. 

As explicações do governo serão analisadas no julgamento das contas do Planalto do ano passado, marcado para 30 de junho. Se a corte rejeitar as contas, abrem-se bases para um possível processo de impeachment contra Bolsonaro.