Estácio vai organizar feira de empregos e estágio
Estácio/Divulgação
Estácio vai organizar feira de empregos e estágio

Cem mil vagas  de trabalho presencial ou remoto serão oferecidas na quinta edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio , que a universidade realizará pela internet na semana que vem, entre os dias 25 e 27 . Aberto ao público, o evento terá a participação de 30 empresas , incluindo grandes como Mc Donald’s, Globo, Ambev, Itaú, Positivo, United Health Group e Amazon. Somente a InfoJobs, plataforma usada por várias companhias para processos seletivos, vai oferecer 95 mil oportunidades .

Carreiras das áreas de Tecnologia e Saúde estarão em destaque. É efeito da pandemia, que ampliou a demanda por assistência médica e de enfermagem e forçou empresas a digitalizarem processos.

Do total de vagas, 15.600 são para o Estado do Rio, e 2.700, para a capital. Mas há chances para todo o Brasil. Com a popularização do home office, o foco este ano foi ampliar a oferta de postos para trabalho à distância, diz a gerente de Carreiras da Estácio, Fernanda Vio, responsável pela feira:

"Isso aumenta a possibilidade de a pessoa conseguir emprego ou estágio, porque pode exercer suas tarefas morando onde quiser."

Inscrições abertas

As inscrições já podem ser feitas no site acesse.estacio.br/feiravirtual. A plataforma do evento, em 3D, simulará um ambiente físico, para que o visitante tenha a sensação de estar passeando entre os estandes das empresas com vagas abertas.

A feira vai funcionar ininterruptamente e, em alguns períodos do dia, será possível interagir em tempo real, via chat, com a área de Recursos Humanos das companhias participantes, para esclarecer dúvidas.

"Para aproveitar o evento ao máximo, aconselho o candidato a fazer a inscrição com antecedência, para receber informações antes da abertura. Assim, ele pode escolher as empresas em que mais tem interesse e se programar para usar esse recurso do chat. Também é legal revisar o currículo previamente, para tê-lo pronto caso queira concorrer a alguma das vagas oferecidas", indica Fernanda Vio.

Para se candidatar a uma oportunidade de emprego ou estágio, o visitante da feira será direcionado ao site da empresa contratante, que conduzirá o processo seletivo. Além de apresentar as vagas abertas no mercado, o evento da Estácio vai promover 12 lives, sendo quatro por dia, com temas relacionados a carreira, capacitação e recrutamento.

A universidade ainda vai dar prêmios ao público. Ao navegar pela plataforma, o inscrito na feira acumula pontos. O maior pontuador ganhará um dispositivo Chromecast 3, que conecta celulares a aparelhos de TV. Também serão distribuídas 50 licenças do Soft Skills Game, jogo que avalia competências emocionais.

Programação de lives

As lives da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio vão acontecer sempre às 11h, 13h, 17h e 19h, nos três dias do evento. No dia 25, a programação tem as lives “Desenvolva sua atitude e se destaque profissionalmente”, com uma especialista da Ambev, e “Itaú: conheça suas 600 vagas e entenda por que capacitação é a palavra-chave”. No dia seguinte, “Jobecam: Start-up ensina como se destacar em processos seletivos on-line” e “Contratação 50+: oportunidades e desafios”. Para fechar, no dia 27, o LinkedIn promove “LinkedIn te ajuda no match perfeito: vaga e perfil”.

Dicas para seleção remota

Na pandemia, processos seletivos remotos se tornaram comuns. A psicóloga Renata Muniz Martins, especialista em recursos humanos, dá dicas para entrevistas on-line. “Quem não usa fundos de tela oferecidos pelas plataformas deve ter atenção ao ambiente em que está. Bagunça compromete a imagem do candidato”, alerta.

O fato de a pessoa estar em casa durante a entrevista de um processo seletivo não tira a formalidade do momento. Por isso, é preciso estar vestido de forma coerente.

Renata Muniz Martins ainda recomenda que o candidato entre com antecedência na sala virtual em que será realizada a entrevista.

"É importante testar a internet, a câmera e o microfone antes, para diminuir a possibilidade de imprevistos. Escolher um lugar silencioso e livre de interrupções é essencial", diz a especialista.

A preparação clássica vale para qualquer processo seletivo: buscar informações sobre a empresa e tentar antever perguntas para se colocar de forma objetiva e segura na hora decisiva.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!