A chegada da ferramenta de transferências de dinheiro via WhatsApp , assim como o Pix , vai 'morder' um pedaço da receita dos bancos com serviços, mas deverá ser compensada com a conquista de mais clientes, elevando o ganho de escala. A avaliação é do presidente executivo do Bradesco , Octavio de Lazari, durante apresentação dos resultados do primeiro trimestre do banco, que teve lucro de R$ 6,5 bilhões nos três primeiros meses de 2021, uma alta de 73,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
"O Pix e o WhatsApp vão morder um pedaço da receita. O Pix não teve tanto impacto no primeiro trimestre, mas vamos ver a velocidade do Whatsapp, que é muito difundido no Brasil e é quase um substituto do Pix", disse Lazari na teleconferência com jornalistas.
O WhatsApp começou a oferecer desde ontem a possibilidade de transferência de recursos para pessoa física, em parceria com nove bancos, entre eles o Bradesco . A ferramenta deverá ser disponibilizada aos clientes nas próximas semanas, informou o Bradesco. O presidente do banco ponderou, entretanto, que a entrada de novos players no sistema financeiro já estava nos radares da instituição e isso faz parte da concorrência.
"Não nos preocupa. Precisamos ter ganho de escala, ou seja, aumentar o número de clientes , para substituir a perda de receita. Tivemos a entrada de 3,6 milhões de clientes digitais nos últimos 12 meses. Os clientes é que vão decidir. O Pix já é um sucesso, cabe a nós buscar outras fontes de receita", disse Lazari.
A perda de receita com conta corrente no Bradesco, no trimestre, foi de 1,9%. Mas isso se deve muito mais às medidas de fechamento do comércio do que a chegada do Pix. O fechamento do comércio em muitas cidades afeta os 42 mil pontos do 'Bradesco Express', que são supermercados, bares, restaurantes, farmácias, padarias que permitem que os clientes do Bradesco abrir contas, pagar faturas, tomar crédito. O volume de transações nesses pontos caiu com as medidas de distanciamento, neste início de ano, e isso afetou a receita do banco com conta corrente.
Lazari disse que com a retomada da economia vai ocorrer conforme o ritmo de vacinação aumentar. Lazari afirmou que o banco não tem uma visão exageradamente otimista, mas tem uma avaliaçaõ positiva do que vai acontecer com a economia do país.
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"Apesar da concorrência com novos 'entrantes' nós somos capazes de continuar entregando resultados robustos", disse o presidente do Bradesco .
Em nota, o banco informou que o serviço inicialmente estará disponível para os clientes correntistas do banco que possuem o cartão de débito Bradesco Visa . A versão do aplicativo com a ferramenta será liberada de forma gradativa nas próximas semanas para usuários em todo o país.
Através do menu do WhatsApp, o cliente seleciona o serviço de pagamentos e cria um PIN (código) para este tipo de transação. Em seguida, inclui os dados pessoais, os do cartão de débito e escolhe um dos canais do banco disponíveis (via aplicativo ou atendimento) para verificar o cartão. Segundo o banco, as transferências pelo aplicativo são seguras, pois contam com o PIN criado no momento do pagamento, que funciona como se fosse uma senha.
A chegada da ferramenta do WhatsApp acontece exatemente num momento de mudança de comportamento dos clientes de bancos trazido pela pandemia: o uso de canais digitais para realizar as operações bancárias . No Bradesco, as transações feitas pelo celular cresceram 75% entre março de 2020 e 2021. No mesmo período, as transações na boca do caixa caíram 83%, segundo os números mostrados pelo banco.
O Banco digital do Bradesco, o Next , chegou a 4,4 milhões de clientes em março passado, o dobro do que tinha em março de 2020. Em 12 meses, o banco fechou ou transformou em posto de atendimento 1.088 agências. Só no primeiro trimestre de 2021, foram 82 agências fechadas ou convertidas em postos de atendimento e, no ano, entre 300 e 400 devem ir pelo mesmo caminho.
"Temos agências de 2 mil metros quadrados, que não precisamos mais. Precisamos de espaços menores para atender o cliente com mais conforto", disse Lazari.