Paulo Guedes deve se manter no governo após demissão de secretário
Reprodução: iG Minas Gerais
Paulo Guedes deve se manter no governo após demissão de secretário

O Palácio do Planalto e integrantes da Esplanada comemoraram a demissão do secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues , nesta terça-feira (27). Considerado intransigente pela ala política do governo, o agora ex-secretário tinha péssimo relacionamento com os ministérios e já tinha a saída aguardada. A mudança, segundo membros do governo, ajudar a fortalecer o ministro da Economia, Paulo Guedes, alvo de pressão após o impasse do Orçamento .

Waldery será substituído pelo secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, que tem o respaldo de importantes assessores do presidente Jair Bolsonaro. Funchal assume a Fazenda com a expectativa da ala política de melhorar o diálogo com os demais setores do governo e de dar mais agilidade à secretaria.

Na avaliação de integrantes do governo, a mudança a melhora a situação de Guedes, que desgastado com integrantes do Executivo e do Legislativo por causa das discussões do Orçamento da União, sancionado na semana passada.

Ao jornal O Globo , um ministro admitiu que Guedes nunca esteve tão fragilizado no cargo. A demissão de Waldery foi vista internamente como uma sinalização do chefe da Economia de que está disposto a aparar as arestas.

Você viu?

A mudança na Secretaria de Fazenda ocorre em meio à discussão do desmembramento do Ministério da Economia, o que significaria uma perda de poder para Guedes. Diante do apetite do Congresso por mais espaço no Executivo, o presidente Jair Bolsonaro vem sendo aconselhado a recriar as pastas de Previdência e Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A estratégia seria abrir espaço no órgão hoje comandado por Paulo Guedes sem tirar do domínio do ministro a área de Planejamento — principal alvo dos pedidos dos parlamentares. O cargo seria entregue a um senador, que não tem assento no governo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!