Dos 225 países do mundo, somente oito permitem a entrada livre de brasileiros em suas fronteiras: Afeganistão, Albânia, México, Costa Rica, Nauru, República Centro Africana e Tonga. O restante impôs medidas de restrição e até proibição de pessoas vindas do Brasil temendo as novas variantes do novo coronavírus que estão surgindo e circulando no país.
No total, 217 países têm impedimentos à entrada de pessoas vindas do Brasil, de acordo com o levantamento do site de viagens Skyscanner. 114 países têm fortes restrições — entre eles, os destinos mais procurados por brasileiros em 2019, como Estados Unidos, Argentina, Chile, França, Reino Unido e Itália.
Leia também
- Página de cupons do iG abriga tesouros para todo tipo de consumidor
- Auxílio emergencial: governo não deveria ter interrompido pagamentos, diz Mourão
- Brasil completa 21 dias com a média de mortes por Covid-19 acima de 2,5 mil
Na contramão das outras grandes economias, o Brasil tem visto seu número de casos e mortes de coronavírus aumentar nos últimos meses enquanto a vacinação progride a passos lentos. A ampla circulação do vírus devido às ineficazes medidas de distanciamento social tem gerado novas variantes do sars cov-2, o que despertou a atenção global para o país.
O temor de uma nova onda de Covid-19 fez com que vários países impedissem a entrada de pessoas vindas do Brasil em suas fronteiras. O mais recente a aumentar restrições foi a França, que anunciou na terça (13) que suspenderá todos os voos entre os dois países sem data para retomada.
Mesmo permitindo o desembarque, Nauru, Costa Rica e a República Centro Africana exigem exames, quarentenas ou seguros de vida dos passageiros.
O Afeganistão, a Albânia, a Macedônia do Norte e o Reino de Tonga não possuem restrições.