Fausto Ribeiro ocupa o cargo da presidência do Banco do Brasil
Reprodução
Fausto Ribeiro ocupa o cargo da presidência do Banco do Brasil

O novo presidente do Banco do Brasil (BB), Fausto Ribeiro, deu início nesta terça-feira (13) às trocas na cúpula da instituição. Em comunicado ao mercado, o BB informou que José Ricardo Fagonde Forni ocupará a vice-presidência de Gestão Financeira e Relações com Investidores. Ele era diretor de Suprimentos Infraestrutura e Patrimônio.

Forni assumirá a vaga de Carlos José da Costa André e Ferreira, de Mauro Ribeiro Neto.

O mesmo comunicado informa também que o diretor de Governo, Ênio Mathias Ferreira, foi promovido a vice-presidente Corporativo.

Ao todo, o BB dispõe de sete vice-presidências e mais da metade deverá ser substituída por Fausto Ribeiro, que pretende fazer indicações políticas, mais alinhadas ao seu perfil.

Ribeiro era presidente da BB Consórcios e assumiu o comando do BB no lugar do executivo André Brandão. Em carta aos funcionários, declarou que vai atuar de forma “integrada e sinérgica” com as diretrizes do presidente Jair Bolsonaro.

No documento, ressaltou ainda que pretende resgatar o papel do BB como banco público e dar continuidade à política de desinvestimento.

Um dos motivos para a troca do comando do BB foi o plano de estruturação do banco anunciado por Brandão em janeiro e que previa o fechamento de 361 agências, além de estímulos de demissão voluntária para reduzir despesas e melhorar o resultado do banco. O projeto desagradou Bolsonaro, que pediu a cabeça de Brandão.

Para fontes ligadas ao BB, as primeiras trocas indicam perda para administração do banco porque os indicados não teriam preparo suficiente para as novas funções.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!