O entrevistado da live do Brasil Econômico desta quinta-feira (8), Fabrizio Gueratto, do canal 1Bilhão Educação Financeira, explicou, durante a transmissão, porque os investimentos de renda variável são cada dia mais incontornáveis no Brasil. "Deixar o dinheiro na poupança é coisa de preguiçoso que não quer estudar finanças", sentencia.
Autor do livro "De Endividado a Bilionário", de 2020, Gueratto conta que, apesar da opção mais popular e conhecida de investimento, a poupança já não é recomendada. Isto porque seu rendimento é inferior à flutuação da inflação, o que, na prática, faz o dinheiro se desvalorizar.
Para iniciar uma vida de investimentos, ele recomenda a criação de uma reserva de emergências, que é uma quantia de dinheiro guardada para um imprevisto maior ou menor, como um acidente ou a perda de emprego. O valor deve ser o bastante para se manter durante seis meses.
Depois disso, Guerato aposta no estudo e na prática do investimento como única saída para uma vida financeira de liberdades. "A gente precisa cortar o 'eu mereço', que nos faz cometer loucuras, e substituir pelo 'eu posso' ou 'não posso". Através do hábito do autoconhecimento financeiro, diz Gueratto, é possível se libertar do endividamento e iniciar um novo planejamento estratégico de lucro.
Dívidas e bilhões
Gueratto também explica que, muitas vezes, os hábitos de gastos e investimentos são hereditários. E exemplifica: "Se eu vejo meu pai gastando mais do que ganha, vivendo no cheque especial, negociando dívidas, e hoje ele está bem, esse comportamento de endividado parece ser algo natural e aceitável".
Você viu?
Para ele, a pandemia está servindo de propulsor de mudanças dos hábitos financeiros e de consumo do brasileiro médio. "As crises acelerar processos que já vinham acontecendo", explica, mas ressalta que "não vai ser uma revolução, mas um passo muito maior que não daríamos antes".
O youtuber também destaca a importância do equilíbrio emocional na vida financeira. De acordo com ele, carências e dependências afetivas aumentam a necessidade de gastos materiais supérfluos e, eventualmente, que desencadeiam dívidas. "Quanto mais equilíbrio emocional, menor o gasto com coisas inúteis", sintetiza.
Lives do Brasil Econômico
Semanalmente, a redação do iG Economia entrevista algum especialista para aprofundar um tema relevante do noticiário da economia do Brasil e do Mundo
Nesta semana , a entrevista foi conduzida pela editora do portal iG, Ludmila Pizarro, e pelo jornalista e fundador do Brasil Econômico, Ricardo Galuppo.
Fabrizio Gueratto é especialista em investimentos, com mais de 15 anos de experiência, além de ser o apresentador e financista de um canal no Youtube com mais de 320 mil inscritos e 14 milhões de visualizações.
As entrevistas são transmitidas ao vivo, toda quinta-feira, às 17h, pela página do Facebook do portal iG e pelo canal do youtube oficial .
Assista à entrevista completa com Fabrizio Gueratto: