Globo anunciou nesta quinta-feira (1º) acordo para vender empresa musical fundada em 1969
Reprodução
Globo anunciou nesta quinta-feira (1º) acordo para vender empresa musical fundada em 1969

A Sony Music Entertainment (SME) anunciou nesta quinta-feira (1º) que firmou um acordo definitivo para compra da Som Livre , empresa independente de música, da Globo Comunicação e Participações S.A.

De acordo com o comunicado, a gravadora, a terceira maior do país em faturamento, seguirá com um “centro criativo autônomo”. O valor da operação não foi divulgado.

Além disso, o comunicado afirma que o acordo "expande os investimentos da Sony Music Entertainment na comunidade criativa brasileira, gerando maiores oportunidades de desenvolvimento global para artistas brasileiros".

Em meados de 2020, a Som Livre era a terceira com maior receita no país. A Sony informou que seguirá investindo na expansão da Som Livre. A gravadora foi fundada pela Globo em 1969 para o lançamento e divulgação de trilhas sonoras de programas de TV.

O comunicado informa que a transação trará ganhos mútuos para as empresas: “Trazer a Som Livre para a família de companhias Sony desenvolve o longo relacionamento entre Som Livre e The Orchard, empresa de distribuição digital da Sony Music, e incrementa o robusto suporte da Sony a artistas e selos no Brasil e por todo o cenário musical da América Latina”, afirma a nota.

A nota lembra ainda que os artistas e autores da Som Livre terão acesso à rede global de recursos e parcerias da SME oferecendo maior alcance mundial para a comunidade criativa brasileira.

A Som Livre representa muitos dos artistas mais populares do país, como Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Lexa, e, segundo o comunicado, estrelas em ascensão como Israel e Rodolffo, Dudu MC, Filipe Ret e Grupo Menos é Mais.

“A Som Livre se tornará um centro criativo independente dentro da Sony Music que continuará a contratar, desenvolver e promover seu próprio elenco de talentos, e fornecer uma ampla gama de serviços à comunidade musical brasileira. Marcelo Soares continuará como CEO da Som Livre”, informou a nota.

Na nota, Soares informa que a Som Livre teve um excepcional período de 50 anos como empresa da Globo, e que o suporte do grupo foi fundamental para seu crescimento. “Olhando para o futuro e enxergando todas as oportunidades pela frente, é muito empolgante saber que teremos a Sony Music conosco".

Você viu?

"Estamos, mais uma vez, no lugar certo para garantir as melhores possibilidades de desenvolvimento de carreira para nossos artistas e funcionários . Sou muito grato por tudo que conquistamos com a Globo, e estou ansioso por começar essa nova fase com a Sony”, disse, no comunicado.

Rob Stringer, chairman da Sony Music Group, informou na nota que está encantado em investir na Som Livre e ampliar a relação “com essa empresa tão especial”: “O Brasil é um dos mercados musicais mais dinâmicos e competitivos em crescimento no mundo e nós traremos enormes oportunidades para os talentos através da nossa visão compartilhada”.

Ainda na nota, Jorge Nóbrega, CEO da Globo, reforçou a importância da Som Livre . "Estamos muito felizes em ter encontrado na Sony uma nova casa para a Som Livre, um negócio que foi construído dentro da Globo e que sempre foi muito querido por todos nós. A Som Livre produziu e lançou músicas com a Globo por mais de meio século, foi um importante capítulo na história da Globo".

E acrescentou:

" Nós queríamos assegurar que esse acordo preservasse tudo que a Som Livre representa para os brasileiros. Desde o início das conversas percebemos um alto nível de profissionalismo, interesse e respeito vindos da Sony Music, que fizeram dela a combinação perfeita para a Som Livre. Desejo à Som Livre e à Sony muitos mais anos de sucesso".

A aquisição está sujeita às condições regulatórias e de fechamento usuais, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Esta operação se insere na transformação pelo qual passa a Globo, com ênfase no modelo D2C (sigla em inglês para direto para o consumidor), no qual a empresa controla todas as fases dos processos de produção e distribuição.

A nota ainda informa o posicionamento de outros executivos importantes neste processo. Afo Verde, chairman & CEO da Sony Music Latin Iberia, afirmou que “Som Livre é a casa de alguns dos talentos mais criativos do Brasil, e tem histórico de uma década de importante desenvolvimento de música local. Ambos acreditamos em estratégias com foco nos artistas e juntos vamos oferecer uma abordagem inovadora para o mercado brasileiro e toda a região latino-americana”.

Já Brad Navin, CEO da The Orchard, informou que a “The Orchard tem trabalhado com a Som Livre por muitos anos, apresentando seus artistas seminais para fãs de música em todo o mundo. Estamos empolgados em continuar e expandir essa parceria enquanto fortalecemos o compromisso da empresa em investir no vibrante mercado brasileiro de música”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!