O Brasil abriu 260.353 vagas de emprego formal em janeiro de 2021. O resultado vem na esteira do saldo positivo de 2020, alcançado apesar da pandemia , mas antes do novo período de recrudescimento dos casos de Covid-19 no país.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020 foi divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Economia.
O agravamento da situação sanitária, com elevação no número de casos e mortes pela doença e demora para acelerar o ritmo da vacinação, ainda não teve impacto sobre os dados de trabalho com carteira assinada, mas já provocou reações na equipe econômica.
A pasta estuda uma reforma do seguro-desemprego para financiar a reedição do programa que permite acordos de redução salarial e suspensão de contrato nos moldes da medida provisória (MP) 936, que vigorou em 2020. A expectativa é que as medidas sejam anunciadas ainda nesta semana.
De acordo com o governo, a divulgação dos dados de janeiro do Caged é feita com mais defasagem porque exige atualização da base de referência para calcular o estoque de trabalhadores formais.
Ainda neste mês serão divulgados os dados referentes ao resultado do emprego formal em fevereiro, de acordo com o calendário do Ministério da Economia.