Banco Central adiou prazo para adotar o Pix Cobrança
Divulgação
Banco Central adiou prazo para adotar o Pix Cobrança

O Pix Cobrança , que deveria começar a funcionar nesta segunda-feira (15), possibilitando cobranças com vencimento em datas futuras, teve a implementação adiada novamente. O novo prazo fixado pelo Banco Central é o dia 14 de maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União .

A funcionalidade permitirá que empresas ou microempreendedores gerem um QR Code (versão avançada do código de barras) para transações em data futura, como um boleto. Os participantes do Pix que já ofertam o Pix Cobrança terão até 30 de abril para concluir as etapas de validação de QR Codes.

Até o momento, só é possível gerar um código QR para pagamentos imediatos. As transações são executadas em até 10 segundos, sem custo para pessoas físicas.

Sistema de pagamentos instantâneos do BC, o Pix permite a transferência de recursos entre contas bancárias 24 horas por dia, sete dias por semana. As transações não têm custo para pessoas físicas.

Para usar o Pix, basta ir ao aplicativo da instituição financeira e cadastrar as chaves eletrônicas , que podem seguir o número do celular, um endereço de e-mail, o CPF, ou, para empresas e microempreendedores, o CNPJ.

Outra possibilidade é gerar uma chave aleatória , com um código de até 32 dígitos. Cada chave Pix está associada a uma conta bancária, e pessoas físicas podem ter até cinco chaves por conta. Para pessoas jurídicas, esse limite sobe para 20. O Pix cobrança não alterará nada disso, e as transações seguirão gratuitas para pessoas físicas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!