Foto: Governo de São Paulo
"Entramos na pior semana da Covid-19 da história da pandemia desde 26 de fevereiro", disse Doria

Após São Paulo bater recorde de mortos por Covid-19 e internados com a doença, todo o estado deve ser classificado na fase vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia a partir de sexta-feira (5). A expectativa é que o anúncio seja feito em coletiva de imprensa, agendada para esta quarta-feira (3).

Nesta terça (2), ao ser questionado sobre possibilidade de lockdown, o governador, João Doria (PSDB), afirmou que não descarta nenhuma medida. "Entramos na pior semana da Covid-19 da história da pandemia desde 26 de fevereiro. Isso não apenas em São Paulo, os demais estados também, eu tenho falado com governadores de outros estados. Há uma preocupação generalizada", disse o governador.

Atualmente, seis regiões do estado estão na fase vermelha: Araraquara, Bauru, Barretos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Marília.

A reclassificação atende a pedido do Centro de Contingência do Coronavírus e dos prefeitos do estado, que, em reunião na terça, pediram ações mais efetivas para conter o avanço da doença.

Você viu?

"Nós temos a compressão que o momento agudo da pandemia só será superado com união das ações, não somente com decisões do Centro de Contingência e as medidas que devem ser tomadas, mas com participação das prefeituras", disse Marco Vinholi, secretário do Desenvolvimento Regional, durante o encontro. 

Na terça, o estado de São Paulo registrou o maior número de mortes por Covid-19 em 24h desde o início da pandemia, com 468 novos óbitos. Até ontem (2), 2.054.867 casos e 60.014 mortes por Covid-19 foram confirmados em São Paulo.

Fase vermelha 

A fase vermelha é a mais restritiva do Plano SP e permite o funcionamento apenas de setores essenciais da economia, como farmácias, supermercados, postos de combustível e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô.

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, chegou a afirmar que é favorável à suspensão das aulas presenciais por conta do agravamento da pandemia de Covid-19. Ele argumenta que manter escolas abertas implica em uma série de deslocamentos fora dos colégios que contribuem com a propagação do vírus.

"Isso [suspensão das aulas presenciais] é um tema que a gente realmente está discutindo. Se nós estamos entendendo que as pessoas estão ameaçadas frente ao vírus, frente a um colapso, nós temos que reavaliar a circulação das pessoas em situações que poderiam ser evitadas. Uma delas é a questão da escola", afirmou o secretário.

O que pode funcionar na fase vermelha?

Farmácias
Mercados
Padarias
Açougues
Postos de combustíveis
Lavanderias
Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
Transportadoras, oficinas de veículos
Atividades religiosas
Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
Bancos
Pet shops
Serviços de delivery ou entregas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!