A Renault anunciou na manhã desta segunda-feira (01) que irá investir R$ 1,1 bilhão na fábrica da montadora em São José dos Pinhais , no interior do Paraná . O investimento será feito nos próximos dois anos e destinado para fabricação de veículo e motores da montadora francesa.
De acordo com o presidente da empresa no Brasil, Ricardo Gondo, o prazo do investimento foi reduzido de cinco para dois anos, devido às incertezas sobre a economia do país após a pandemia de Covid-19 . Ele lembrou que várias empresas devem seguir o mesmo caminho e deixar de investir em montadoras a longo prazo.
O valor será destinado para a renovação de cinco carros já fabricados em São José dos Pinhais, deixando de lado a captação de recursos para a montagem de novos veículos. A montadora francesa ainda pretende investir uma parte na importação de motores 1.3 turbo. Há expectativa de investimentos, também, na fabricação de dois carros elétricos.
Desde o começo da Covid-19, a montadora tenta se reestruturar para manter a empresa no Brasil. Em conversa com jornalistas, Gondo confirmou que a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornadas e salários colaboraram para a manutenção dos investimentos no país.
A empresa, que conta com 6 mil trabalhadores, se viu obrigada a reduzir os turnos de trabalho e abrir o programa de demissão de voluntária. Com a medida, 747 funcionários ficaram sem funções, sendo alguns demitidos, enquanto outros ainda estão com os contratos suspensos.