Presidente Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR
Presidente Jair Bolsonaro

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estuda abrir um processo para investigar a nomeação do general Silva e Luna para a presidência da Petrobras na última sexta-feira (19). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sinalizou a mudança no dia anterior, impactando diretamente as ações da empresa no Ibovespa. A Petrobras perdeu R$ 28 bilhões em valor de mercado.

A CVM quer apurar se o anúncio do presidente Jair Bolsonaro seguiu regras de conduta sobre fatos relevantes que podem interferir no capital aberto de uma empresa. Logo na abertura do pregão da sexta-feira, as duas ações da Petrobras negociadas no Ibovespa – PETR3 e PETR4 – registraram queda acentuada. A preferencial PETR4 fechou o dia com queda de 6,6%, enquanto a ordinária PETR3 encerrou a sexta-feira com baixa de quase 8%.

A queda nas ações da Petrobras não teve influência vertiginosa no pregão, que encerrou a sexta-feira em 118.430,53 após começar o dia em 119.227,52 –  queda de 0,64%.

O general Silva e Luna substituirá Roberto Castello Branco, que ocupa a presidência da estatal desde 2018. A troca já era esperada devido, entre outros motivos, à política de preço dos combustíveis .

Joaquim Silva e Luna é o atual diretor da hidroelétrica Itaipu Binacional. Ele ocupou o cargo em 2018 logo após a posse do presidente Bolsonaro . "O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco", diz a publicação do governo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!