Brasil Econômico

Garimpo ilegal na bacia do rio Inambari no Estado de Madre de Dios, no Peru.
Nasa Earth Observatory
Garimpo ilegal na bacia do rio Inambari no Estado de Madre de Dios, no Peru.


Nesta sexta-feira (12), um astronauta fotografou rios dourados na bacia do Inambari, no Peru, e encantou a internet. A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta revelou uma triste realidade da amazônia Peruana: a mineração ilegal. 

Os poços de mineração de ouro foram refletidos pela luz do sol, o que permitiu que o efeito visual pudesse ser visto do espaço.  A Nasa explica que o rio Inambari aparece apenas no lado esquerdo da imagem. As sinuosidades brilhantes ao lado, na verdade, são os poços de mineração no Estado de Madre de Dios, no Peru.

De acordo com o Observatório Terrestre da Nasa, os poços foram cavados por garimpeiros e estão cercados por áreas desmatadas, que “seguem os cursos de antigos rios que depositaram sedimentos, incluindo ouro", explicou a nota publicada.

A mineração é a principal causa do desmatamento na região, e a prática irregular desta atividade polui os rios e o solo com mercúrio, podendo até contaminar a fauna e os habitantes, além dos mineradores. 

O Peru é o sexto maior produtor de ouro do mundo, e Madre de Dios abriga indústrias independentes de mineração. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários