INSS vai ampliar servidores para agilizar pedidos de aposentadoria

Órgão diz que vai aumentar em até 40% contingente de servidores na área de concessão de benefícios ainda em janeiro para reduzir fila

Foto: Divulgação
INSS deve ampliar número de servidores para agilizar processos e desburocratização

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta quinta-feira (14) que irá aumentar de 30% para 40% o percentual de servidores destinados à análise de benefícios previdenciários. A medida será implementada já a partir deste mês de janeiro.

Com isso, a autarquia espera reduzir o estoque e o tempo de espera pela concessão de aposentadorias , pensões e auxílios , diminuindo também as correções monetárias pagas pelo instituto pelo atraso no prazo legal de resposta para esses pedidos.

O deslocamento desses servidores, que atuavam nas áreas de meio e de atendimento nas agências da Previdência Social , será possível com a chegada dos aposentados e militares inativos contratados pela autarquia em regime temporário, e que irão substituir os profissionais do INSS em suas antigas funções.


A autarquia também está ampliando o número de servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefícios, através da implementação de programas de gestão por teletrabalho.

"Esses servidores trabalham com meta mensal maior do que os demais, portanto, apresentam maior produtividade na análise de requerimentos, o que acarretará em notória queda do estoque de pedidos", explicou o órgão.

Por fim, o INSS informou que irá melhorar os processos de análise dos benefícios, com avaliações mais criteriosas, para reduzir o número de pedidos em exigência. Também investirá em desburocratização e simplificação de processos para acelerar a análise, além de implementação automática da concessão de benefícios judiciais .