Baleia Rossi fala em "achar recursos" para estender auxílio emergencial; entenda
Candidato à Presidência da Câmara afirmou que é importante buscar proteção social dentro do teto de gastos e defendeu reforma tributária
Candidato à Presidência da Câmara, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) afirmou nesta segunda-feira (11) que é preciso encontrar fontes de financiamento — dentro do teto de gastos — para ampliar o Bolsa Família ou continuar a pagar o auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19.
"Toda solução, no meu entendimento, tem que ser dentro do teto de gastos, que foi uma ação que organizou o gasto público. (…) É uma questão de reorganizar despesas. Governar é eleger prioridades, e acho que neste momento uma das prioridades tem que ser encontrar financiamento para: ou reforço do Bolsa Família , ou uma alternativa ao auxílio emergencial , enquanto não tivermos a vacina", declarou o deputado.
Baleia também mencionou a proposta de reforma tributária de sua autoria que está em tramitação na Câmara. De acordo com o deputado, a aprovação do texto é "vital" para retomada da atividade econômica.
"Acho que nós temos que continuar nesse esforço de uma agenda com responsabilidade fiscal, de reformas… Eu sou autor de uma reforma tributária que está tramitando, que está com o texto praticamente pronto. Além de buscar as soluções para esse enfrentamento da pandemia e da vacina, que têm que ser prioritárias, nós precisamos também de uma agenda que faça a economia reagir", disse.
O congressista afirmou ter "certeza absoluta" de que "a proposta mais madura" para criar emprego e gerar renda para a população é a reforma tributária. Em seguida, ele acrescentou que é importante construir uma agenda social para amparar a população vulnerável durante a pandemia e mencionou o fortalecimento do Bolsa Família.
O programa de assistência social foi implementado pelo governo do ex-presidente Lula , do PT, partido que declarou apoio à candidatura de Baleia, junto com outras quatro siglas de esquerda . O outro candidato a presidir a Câmara é o deputado Arthur Lira (PP-AL), próximo do presidente Jair Bolsonaro .