Elon Musk, homem mais rico do mundo, diz que pensar fora da caixa e ousar em busca de seus objetivos são seus maiores segredos
Reprodução
Elon Musk, homem mais rico do mundo, diz que pensar fora da caixa e ousar em busca de seus objetivos são seus maiores segredos

O empresário Elon Musk, diretor executivo da Tesla e da SpaceX, tornou-se nesta quinta-feira (7) o homem mais rico do mundo, ultrapassando o fundador e dono da Amazon, Jeff Bezos. Afinal, qual o segredo para tanto sucesso? A BBC elencou seis, citados e explicados pelo próprio Elon Musk.

Com fortuna estimada em US$ 185 bilhões, cerca de R$ 1 trilhão, Elon Musk virou o homem mais rico do mundo após as ações da Tesla, sua empresa de carros elétricos, dispararem. No Twitter, o empresário se mostrou surpreso com o fato de ter virado o homem mais rico do mundo, e completou com "ok, de volta ao trabalho", tratando o fato como algo rotineiro.

Confira os seis segredos de Musk para enriquecer

1. Acumular dinheiro não é o principal:

"Não é como se houvesse uma pilha de dinheiro em algum lugar. Na verdade, tenho um certo número de votos na Tesla, SpaceX e SolarCity, e o mercado tem valor nesses votos", explicou Musk em entrevista à BBC em 2014. Segundo ele, "se for feita de maneira ética e correta", não tem nada contra a busca por enriquecimento, mas disse que não é isso que o move, e sim a construção de uma base em Marte, seu grande propósito. Ele sabe que isso consumirá muitos bilhões, e diz que não se surpreenderia se sua fortuna acabasse.

2. Corra atrás de suas paixões:

A base em Marte é o que move Musk a trabalhar diariamente e acumular centenas de bilhões de dólares. "Você quer que as coisas no futuro sejam melhores. Você quer essas coisas novas e empolgantes que tornam a vida melhor", disse o empresário.

Para ele, vale muito mais do que os bilhões de dólares avançar para além da Terra e gerar curiosidade das pessoas na vida fora do nosso planeta, levando o governo norte-americano a investir mais na Nasa, por exemplo. Musk se considera um engenheiro muito mais do que um investidor. À BBC, ele disse que levanta para solucionar problemas técnicos diariamente, não contar seus bilhões.

3. Pense grande

Audacioso, Musk prega que deve-se sempre pensar fora da caixa, do óbvio, e tentar ir além. Por isso, seus grandes objetivos são revolucionar a indústria automobilística mundial com veículos elétricos, colonizar Marte, construir trens de velocidades muito acima das conhecidas hoje em túneis a vácuo, integrar inteligência artificial aos cérebros humanos e derrubar indústrias gigantes como as de energia solar e baterias. Idealista, ele soma seus bilhões e tenta, com isso, tornar seus sonhos mais possíveis.

"Se você é o CEO de uma grande empresa e almeja algo que seja uma melhoria modesta, e leva mais tempo do que o esperado e não funciona tão bem, então ninguém vai culpar você", disse Musk. Mas "se você for ousado e buscar uma melhoria realmente revolucionária, e ela não funcionar, você definitivamente será demitido", afirmou, ao dizer que, no geral, ousa-se pouco. O conselho do homem mais rico do mundo, portanto, é ter certeza de que você está atuando em "coisas que vão importar".

4. Esteja pronto para assumir riscos

Ser ambicioso não é fácil. Arriscar, pensar fora da caixa e buscar fazer o que ninguém mais faz te expõe mais do que fazer o que todos estão fazendo. Musk já passou e superou grandes dificuldades, chegando até mesmo a ficar sem dinheiro para despesas básicas durante a crise de 2008. Ele sabia que, se não investisse, suas empresas fechariam, então arriscou. Diz que a possibilidade de falir não o assustou.

"Meus filhos podem ter que frequentar uma espécie de escola pública. Quer dizer, grande coisa, eu frequentei uma escola pública", disse. Para quem tem dúvida, ele é alguém que se arrisca mais que a média, certamente.

5. Ignore as críticas

Se normalmente o sucesso é medido pela quantidade de dinheiro acumulado pelo empresário, Musk vê de outra forma. Para ele, seu sucesso é medido pelos problemas importantes que resolveu, não a quantidade de dinheiro que acumulou.

O empresário relembra quando passou por graves dificuldades financeiras e havia uma grande "expectativa" de fechamento da Tesla, que representaria seu sucesso, o que o surpreendeu.

"A schadenfreude (satisfação perante o infortúnio de outra pessoa) foi realmente surpreendente", disse Musk. "Havia vários sites de blog praticando uma vigília da morte da Tesla", contou à BBC. Ele ignorou e seguiu em frente, e se orgulha de ter transformado a economia do voo espacial e, mais ainda, ter revigorado o programa espacial dos Estados Unidos.

6. Divirta-se

Notório workaholic, ele se orgulha de trabalhar por muitas horas seguidas, até 120 horas por semana, mas também se diverte e faz questão de ter isso na rotina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!