Sede da Petrobras
Alexandre Cassiano/Agência O Globo
Sede da Petrobras

A Petrobras informou, por meio de um comunicado nesta quinta-feira (7), que bateu recordes em sua produção anual de óleo e gás natural na produção total de 2020.

De acordo com a empresa, foram produzidos 2,28 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo e 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (bpd), superando o recorde anterior, de 2015, quando foram registrados 2,23 milhões de barris/dia.

A Petrobras informou, também, que a produção no pré-sal totalizou 1,86 milhão de boed no ano de 2020, sendo, assim, responsável por 66% do bombeamento total da estatal

Os volumes de óleo e de fabricação total dos produtos são condizentes com o centro das metas de bombeamento da Petrobras, que foram revisadas em outubro de 2020. Quanto ao volume originalmente previsto para o ano, houve superação de 5%. 

"Os atuais recordes de produção estão suportados em uma carteira de ativos com maior valor", disse a petroleira. 

Segundo a Petrobras, o responsável pelo volume de produção superior ao originalmente planejado foi um bombeamento acima da capacidade nominal de processamento no campo de Búzios , contando também com maior disponibilidade temporária de geração de energia e compressão de gás, além de um menor número de intervenções para combate à corrosão por dióxido de carbono nos dutos submarinos.

A companhia afirmou que houve um declínio menor do que o previsto nos campos de Tupi e Sapinhoá, tendo melhor desempenho nos reservatórios, e, também, maior eficiência de produção e otimização de paradas nas plataformas. 

"Os recordes demonstram o bom desempenho operacional mesmo no cenário desafiador de 2020, com maior foco em ativos de classe mundial em águas profundas e ultraprofundas", afirmou a Petrobras.

Em 2020, com um dólar bom para a exportação e alta demanda externa de petróleo, o Brasil registrou o recorde no volume do combustível vendido ao exterior, atingindo 70,6 milhões de toneladas, aumento de 18,5% na comparação com 2019.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!