restaurante covid-19
Pixabay
Restaurantes e hotéis, que integram o setor de serviços, foram fortemente baqueados pela pandemia e o isolamento

O setor de serviços, considerado o motor do PIB brasileiro, cresceu 1,7% em outubro, na comparação com setembro, segundo divulgou nesta sexta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a quinta alta seguida, mas ainda insuficiente para compensar as perdas da pandemia.

O resultado veio acima das expectativas de analistas ouvidos pela Reuters, que projetavam 1% de avanço. Mas o setor acumula queda de 6,8%, a maior retração desde o início da série histórica, em dezembro de 2012, para esse indicador.

Serviços incluem restaurantes e hotéis, por exemplo, negócios que foram muito afetados pelas regras de isolamento. Das três grandes áreas da economia, serviços é a única que ainda não retornou ao nível pré-pandemia. Indústria e comércio já têm desempenho melhor que o do período anterior ao avanço da Covid-19 .

Em relação a outubro de 2019, o setor recuou 7,4%, registrando a oitava taxa negativa seguida nessa comparação.

Na comparação com setembro, quatro das cinco atividades pesquisadas cresceram, com destaque para Informação e comunicação (2,6%). Apenas o setor de Outros serviços (-3,5%) registrou taxa negativa. Ainda assim, esse último é o que tem apresentado mehor desempenho nos últimos meses.

"O setor (outros serviços) se encontra acima do patamar de fevereiro, antes dos efeitos da pandemia. Essa atividade vem sendo impulsionada, principalmente, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de corretoras de títulos, valores mobiliários e mercadorias, além de administração de bolsas e mercados de balcão organizados", comenta o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

A outra atividade que também opera acima do patamar pré-pandemia é a de Informação e comunicação. Dentro desse setor, o segmento de Tecnologia da Informação demonstra dinamismo e recuperação, sendo um dos poucos com resultado positivo no acumulado do ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!