bolsonaro reunião
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro justifica aumento da conta de luz em dezembro, citando baixo volume de reservatórios

Questionado sobre o aumento da conta de luz, o presidente Jair Bolsonaro se defendeu nesta terça-feira (1º) dizendo que os reservatórios estão com "níveis baixíssimos" e que, se nada fosse feito, haveria um risco de apagão. Bolsonaro também defendeu uma campanha contra o desperdício de energia elétrica. O aumento nas contas foi anunciado na segunda-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e começa a valer a partir desta terça.

Em uma publicação de Bolsonaro no Facebook, sobre outro assunto, uma pessoa criticou o aumento. "A conta de luz vai aumentar. Obrigado PR", ironizou. Bolsonaro, então, defendeu a decisão da agência. "As represas estão (com) níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício...", escreveu.

Em reunião extraordinária, os diretores da Aneel decidiram retomar a cobrança das bandeiras tarifárias nas contas de energia e também já decidiram acionar a bandeira vermelha no segundo patamar, a mais alta categoria desse sistema. A taxa extra será de R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A decisão ocorre porque o nível dos reservatórias de algumas usinas hidrelétricas está muito baixo. Isso obriga o governo a acionar usinas térmicas, que têm custo mais alto. Esse custo extra é repassado ao consumidor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!