Brasil Econômico

subestação de energia
Agência Brasil
Aneel retira da pauta reajuste de distribuidora de energia do Amapá


Nesta terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ) anunciou que decidiu retirar de pauta o reajuste tarifário da distribuidora Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Na segunda-feira (23), o relator, diretor Sandoval de Araújo Feitosa, já havia sinalizado, por meio de seu voto, que pretendia suspender o reajuste e prorrogar a vigência das tarifas atuais por dois meses.


O relator afirmou que pretende aprofundar cálculos e simulações e também sinalizou que é possível uma redução nas tarifas dos consumidores do Amapá. O reajuste seria feito no final de novembro, no dia 30. O assunto voltará à pauta da diretoria na próxima semana, em 1º de dezembro. 

"Esses últimos dias não têm sido fáceis à população do Estado do Amapá , sendo compreensível as reclamações e queixas desde o início da falta de energia no Estado e da precariedade que se verificou desde então", disse o relator ao Estadão Conteúdo.

"Aprofundaremos ao longo da semana as discussões e simulações com as superintendências da Aneel, e avaliaremos, obedecendo todas as regras tarifárias e regulamentos da agência, a possibilidade de, ao processar o reajuste tarifário, obter, em média, uma suave redução das tarifas no Estado, preservando as condições de a CEA prestar o serviço de distribuição e ainda mantendo componentes financeiros negativos que evitarão forte elevação tarifária em 2021", acrescentou.

Após três semanas do apagão no Amapá, seguido por um período de racionamento, o fornecimento de energia no estado foi restabelecido hoje, segundo informou o Ministério de Minas e Energia (MME).

De acordo com o ministério, o segundo transformador da subestação Macapá foi energizado na madrugada desta terça. 

O equipamento veio da subestação de Laranjal do Jari para substituir o que explodiu no dia 3 de novembro. Na segunda, concluíram o enchimento com óleo isolante e o transformador foi submetido a uma série de testes para energização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!