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Amazon entrou no mercado de farmácias online nos Estados Unidos

A Amazon anunciou nesta terça-feira (17) o início das operações de venda de medicamentos nos EUA, colocando a gigante do varejo online em concorrência direta com redes de farmácias norte-americanas.

Pela Amazon Pharmacy , os clientes poderão comprar seus remédios usando seus planos de saúde. Assinantes do serviço Prime que não possuem seguro terão descontos em medicamentos genéricos e de marca vendidos diretamente pela Amazon ou pelas cerca de 50 mil farmácias que se uniram ao marketplace.

A novidade já era esperada pelo mercado, já que há dois anos a Amazon adquiriu a PillPack, farmácia on-line para medicamentos com prescrição, por US$ 753 milhões. Com a expansão, a empresa fundada por Jeff Bezos para vender livros pela internet passa a concorrer com as gigantes do setor CVS Health e Walgreens Boots Alliance.

Após o anúncio, as ações da CVS despencaram 8,5% em Nova York, enquanto os papéis da Walgreens caríram 10,3%. A GoodRx Holdings, plataforma que oferece remédios com prescrição pela internet, perdeu 15%, e a distribuidora de medicamentos Cardinal Health, 9%.

Juntas, farmácias, distribuidoras de medicamentos e seguradoras de saúde perderam US$ 22 bilhões em valor de mercado na manhã desta terça-feira, segundo cálculos da Bloomberg.

A entrada da Amazon neste segmento aumenta a competição num mercado conhecido pela ineficiência, colocando a rede logística criada por Bezos em vantagem na disputa pela indústria que movimenta US$ 4 trilhões por ano nos EUA.

"Nós desenvolvemos a Amazon Pharmacy para colocar o cliente em primeiro lugar, trazendo a obsessão pelo consumidor da Amazon para uma indústria que pode ser inconveniente e confusa", afirmou TJ Parker, vice-presidente da Amazon Pharmacy e cofundador da PillPack.

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