Brasil Econômico

Neste ano de 2020, o dólar acumula alta de aproximadamente 34% em relação ao real.
Agência Brasil
Neste ano de 2020, o dólar acumula alta de aproximadamente 34% em relação ao real

Nesta quarta-feira (11), o índice Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil , caiu 0,25%, fechando aos 104.804,117 pontos, cortando uma sequência de seis altas seguidas. Na terça-feira (10), o Ibovespa tinha fechado a 105.066,961 pontos, com valorização de 1,5%. O dólar teve alta de 0,3% hoje, fechando em R$ 5,41.

A nova onda do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e a resistência de Donald Trump em aceitar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições dos Estados Unidos são fatores tidos por especialistas como pontos pessimistas para o mercado financeiro.

Para o Brasil, o fator de pessimismo no mercado financeiro teve a ver com a fala do presidente Jair Bolsonaro na terça (10), que disse que "quando acaba a saliva, tem que ter pólvora", referindo-se à diplomacia Brasil-Estados Unidos.

Bolsonaro se referiu indiretamente a falas de Biden, sobre levantar barreiras comerciais contra o Brasil para interromper o que o americano chamou de "destruição da floresta", apontando as queimadas na Amazônia.

Bolsonaro também disse que é preciso enfrentar a pandemia de Covid-19 de "peito aberto" e que o Brasil tem de deixar de ser "um país de maricas". A Covid-19 já matou mais de 162 mil e infectou 5,67 milhões de pessoas no país.

A preocupação com teto de gastos também foi um ponto importante para o pregão desta quarta. O governo ainda está com a pendência de desenhar um novo programa social para o ano que vem, em meio a um Orçamento apertado para 2021.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou na segunda-feira (9) que o Congresso não deve votar o Orçamento ainda neste ano, outra fala que apontou risco aos investidores.

Neste ano de 2020, o dólar acumula alta de aproximadamente 34% em relação ao real.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários