Guedes
Reprodução/CNN
Ministro da Economia foi questionado sobre se mudança da presidência dos EUA pode afetar pressão sobre o meio ambiente do Brasil

O ministro da Economia disse nesta terça-feira (10) que o governo não é responsável por  incêndios na Amazônia e afastou a possibilidade de que a prioridade à proteção da Amazônia dada pelo presidente eleito dos EUA Joe Biden afete a relação entre brasileiros e americanos.

Segundo Paulo Guedes, há uma "narrativa política" que afeta a imagem do Brasil no exterior, em relação à proteção da Amazônia.

"Tem muita narrativa política. Afinal, estamos só há um ano e meio no governo. Não queimamos a Amazônia. Provavelmente, ela tem sido queimada há 30 anos, antes de chegarmos aqui", disse o ministro, durante evento internacional promovido pela agência Bloomberg.

Questionado sobre a chance de que as pressões sobre o Brasil na área ambiental aumentarem com a eleição de Joe Biden nos Estados Unidos, o ministro afirmou que o relacionamento entre os dois países não será afetado por uma questão de "personalidade", em referência ao novo presidente dos EUA:

"Não é uma personalidade aqui ou uma personalidade ali que deveria afetar essa relação de democracias liberais se movendo ao longo do tempo."

Assim como o presidente Jair Bolsonaro, Guedes se referiu às eleições americanas como um processo indefinido, em uma posição alinhada com a do atual presidente Donald Trump, que questiona judicialmente o resultado das urnas. Segundo o ministro, as opiniões de Bolsonaro devem ser respeitadas, assim como as de Biden.

"Se o Biden teve um pouco mais de 70 milhões, nosso presidente teve 60 milhões. Isso significa que o seu ponto de vista deve ser respeitado, assim como o de Biden, caso ele eventualmente seja confirmado, seus pontos de vista devem ser completamente respeitados também", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!