Brasil Econômico

Guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho é apontado como disseminador de fake news e discursos de ódio pelo Sleeping Giants Brasil
Reprodução/YouTube
Guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho é apontado como disseminador de fake news e discursos de ódio pelo Sleeping Giants Brasil

O Sleeping Giants Brasil, movimento de mais de 560 mil brasileiros que conta com apoio de mais de 600 empresas, lutando contra o discurso de ódio e as fake news, pressiona investidor do PagSeguro a deixar de investir na empresa caso não haja suspensão imediata dos pagamentos a Olavo de Carvalho, 'guru' do presidente Jair Bolsonaro.

Divulgador de conteúdo nocivo, segundo o Sleeping Giants Brasil, Olavo de Carvalho tem uma série de declarações minimizando a pandemia, que, segundo ele, "não existe". O guru também já disse, por exemplo, que "não tem nem um único caso confirmado de morte por coronavírus". Somente no Brasil, já são mais de 157 mil óbitos pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Nos Estados Unidos, país em que Olavo vive, são mais de 225 mil óbitos confirmados.

Autointitulado filósofo, Olavo de Carvalho vendia seu curso nas plataformas PayPal e PagSeguro, mas o PayPal bloqueou a conta do guru bolsonarista após o início da pressão pública e denúncias de disseminação de fake news e discursos de ódio por parte de Olavo . O PagSeguro , por sua vez, é a única empresa que ainda remunera e lucra junto com o guru, que segue alimentando suas postagens agressivas e mentirosas nas redes.

Você viu?

O financiamento a Olavo, segundo o Sleeping Giants , contradiz os próprios termos de uso do PagSeguro, então o movimento incentiva pressão popular para pedir que os acionistas e investidores da empresa cobrem uma postura em relação a isso. Primeiro alvo, o CPP Investiments tem R$ 1,5 bilhão no PagSeguro. O Sleeping Giants já conta com mais de 116 mil pessoas pressionando representantes do CPP Investiments a retirar seu R$1,5 bilhão da empresa se a conta de Olavo não for bloqueada imediatamente.

No site  bloqueiapagseguro.com , as pessoas que decidirem apoiar o Sleeping Giants podem assinar e enviar um e-mail pressionando o CPP Investiments a retirar o dinheiro do PagSeguro caso a conta de Olavo não seja bloqueada, como já aconteceu no Paypal. A ideia é, por meio da pressão popular e a ameaça de perder o investimento, o PagSeguro recue e retire a conta de Olavo do ar.

O apoio ao boicote a Olavo de Carvalho circula nas redes sociais, que se movimentam contra os pagamentos ao bolsonarista, apontado pelo Sleeping Giants como divulgador de fake news e discursos de ódio.

Procurado pelo iG , o PagSeguro não se posicionou sobre a questão até a publicação desta reportagem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!